Sem categoria

Orlando Silva no Roda Viva: Pan serve de lição para Olimpíadas

Em entrevista ao Roda Viva, apresentado na TV Cultura na noite desta segunda-feira (28), o ministro do Esporte Orlando Silva disse que o Jogos Pan-Americanos serviram de lição para as Olímpiadas 2016: "Para o Pan houve uma debilidade em 2002, quando foi preparado o planejamento do evento. Uma série de gastos não foram previstos, não foram organizados e infelizmente, ao longo da preparação dos jogos, tiveram que ser feitos para que atingisse o sucesso."

O ministro comparou a corrida para que o Rio de Janeiro sedie os Jogos Olímpicos de 2016 com a Fórmula 1: "Se fosse fazer uma analogia da Fórmula 1 com as Olimpíadas, talvez o Rio de Janeiro esteja na pole position. Na largada, sai na frente, mas tem toda a corrida a ser feita. Temos que fazer todo o percurso e concluir na vantagem."

Orlando Silva também foi questionado sobre política. Sobre a posição do presidente Lula em relação ao caso Honduras, o ministro foi enfático: "No caso Honduras a posição do presidente Lula é uma posição muito firme em defesa da democracia. A América Latina não pode voltar ao passado com republiquetas que viviam cotidianamente com golpes de Estado. Eu acredito que a posição do presidente Lula é correta."

A possibilidade da eleição presidencial atrapalhar os compromissos esportivos também foi levantada durante a entrevista. Ele disse que "os compromissos firmados com a FIFA (Federação Internacional de Futebol) e com o COI (Comitê Olímpico Internacional) não são compromissos do governo, são compromissos do Estado brasileiro e, indiferente de quem for o governante de plantão, são compromissos do Estado, do país, e que serão honrados."

Serviço:
Confira o material extra (áudio, foto e vídeo) acessando: http://www.iptvcultura.com.br/rodaviva/feeds