Sem categoria

Niemeyer passa bem após operação e sai da CTI

O arquiteto Oscar Niemeyer deixou na tarde deste sábado (26) o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde na quarta-feira passou por uma bem-sucedida cirurgia para a retirada da vesícula. Segundo um comunicado divulgado pelo hospital, Niemeyer, que completará 102 anos em 15 de dezembro, foi levado para um quarto individual de uma unidade intermediária de recuperação.

As informações foram passadas pelo clínico geral Fernando Gjorup, o mesmo que assinou o boletim médico atestando que a cirurgia na quinta-feira fora bem-sucedida. Niemeyer foi operado pela equipe do cirurgião José Ribamar. Gjorup não informou a data prevista para a alta do arquiteto.

Niemeyer foi internado na noite de quarta-feira com dores abdominais. Os exames realizados no dia diagnosticaram a existência de cálculos na vesícula, motivo pelo qual se optou pela intervenção cirúrgica. Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital Samaritano no sábado, ele foi transferido para uma unidade intermediária dentro do prazo de 48 horas estipulado após a cirurgia, o que demonstra uma recuperação normal.

Em 11 de junho deste ano, Niemeyer foi internado no Hospital Cardiotrauma, também no Rio, com dores lombares. Ele enfrentou uma bateria de exames e recebeu alta horas depois. Na ocasião, os exames e uma tomografia diagnosticaram que o arquiteto estava com uma lombalgia. Em 2006, Niemeyer ficou 11 dias internado, após sofrer uma queda e passar por uma cirurgia.

Exibindo disposição, em abril deste ano o arquiteto voltou à atividade para acompanhar a obra do Caminho Niemeyer, em Niterói, do outro lado da Baia da Guanabara. A construção de nove prédios, que vão se juntar a três que já foram erguidos, será o maior complexo arquitetônico assinado pelo arquiteto.

Da redação, com agências