Jandira anuncia a criação do Conselho Municipal de Cultura

A criação do Conselho Municipal de Cultura foi o assunto da audiência pública que aconteceu na Câmara dos Vereadores no dia 10. A secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, esteve lá e destacou a importância da implementação do projeto de lei 301/2009 que institui esse instrumento de democratização da gestão pública.

“Vivemos um momento ímpar em nosso município, onde o poder público e a sociedade começam a encarar a cultura como eixo estratégico para o desenvolvimento social”, disse a secretária ao destacar a importância do conselho para o desenvolvimento das políticas culturais.

Jandira também convidou os participantes da audiência para integrar a Iª Conferência Municipal de Cultura, que será realizada nos dias 25 e 26 de outubro, no Rio. Ela explicou que o encontro é uma articulação municipal para a IIª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em 2010 pelo Ministério da Cultura, e tem como tema o Direito à Cidade, Reapropriação do Espaço Público. “Queremos a participação de artistas, produtores, gestores, investidores, consumidores e demais protagonistas da cultura para ajudar na construção das políticas públicas do governo municipal. A participação da sociedade na Conferência vai valorizar a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões.”, disse a secretária de cultura.

Na mesa estiveram presentes os vereadores Reimont e Paulo Messina, o representante no MinC, Adair Rocha, o diretor do Centro de Produção Cultural (CPC) Flávio Aniceto e a diretora da Federação das Favelas do Rio de Janeiro, Lenilda Campos.

O Conselho Municipal de Cultura funcionará regularmente com a participação da Secretária de Cultura e os gestores. Jandira Feghali também falou da importância de se fazer um mapeamento da cidade com indicadores de avaliação para que se possa chegar a um índice de satisfação do cidadão no que diz respeito à cultura. “São diversos aspectos que devemos destacar como os direitos culturais, que incluem direito ao território e o direito à cidade. Vamos intensificar culturalmente o espaço público, com programações nas praças”, ressaltou Jandira.