Sem categoria

Água deve ser parte de negociações sobre mudanças climáticas

Milhares de participantes da Conferência pela Semana Mundial da Água exigiram nesta sexta-feira (21) em Estocolmo, capital da Suécia, que os governo incluam nas negociações sobre a mudança climática o problema da água.

O acesso à água potável tem um impacto significativo na economia, saúde, agricultura e no resto das esferas da vida, entretanto, não tem sido suficientemente tratada nas reuniões sobre a mudança climática, assinalaram os participantes do encontro de uma semana.

Os mais de 2.500 cientistas, políticos e funcionários presentes à reunião que se encerrou nesta sexta-feira esperam que o tema seja incluído no acordo posterior ao Protocolo de Quioto, que deve ser tomado em dezembro próximo, em Copenhague, na Dinamarca.

Segundo Anders Berntell, diretor do Instituto Internacional da Água, com sede em Estocolmo, as discussões para combater o aumento da temperatura global serão eficazes quando "se tomar consciência real da importância da água para o mundo e o bem-estar humano".

Entre os pedidos que os cientistas fizeram no último dia do encontro, está a necessidade de um emprego mais eficaz das águas entre as fronteiras.

Um bilhão de pessoas não tem acesso à água potável no mundo e um número maior carece de condições básicas de saneamento.

Fonte: Prensa Latina