RJ será palco das homenagens pelos 30 anos da Lei da Anistia
A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça realizará, neste sábado (22), o Ato comemorativo aos 30 anos de luta pela Anistia no Brasil. A data é emblemática, pois há 30 anos o Congresso Nacional aprovava a Lei de Anistia 6.683/79, fruto da ampla mobilização de diversos setores da sociedade brasileira.
Publicado 20/08/2009 11:07 | Editado 04/03/2020 17:04
O evento, que será um justo reconhecimento aos que lutaram pela liberdade e pela redemocratização, compreenderá uma homenagem aos ex-presos políticos da Greve de Fome Nacional pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita; Apresentação Pública do Memorial da Anistia Política do Brasil; Lançamento de Selo Comemorativo; Lançamento da Revista Anistia Política e Justiça de Transição; Lançamento de Exposição Fotográfica e de uma Sessão de Autógrafos com a presença de diversos autores de obras relativas ao tema da anistia e luta pela democracia.
A atividade promoverá uma confraternização e um encontro histórico dos expresos, bem como a entrega de Portarias de Anistia Política àqueles que fizeram a greve de fome em 1979. Na ocasião, estarão presentes autoridades, artistas, entidades de direitos humanos e representantes da sociedade civil organizada.
A homenagem terá início às 10h, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, Praça da República, 173 – Rio de Janeiro/RJ.
Debates
Nos dias 26, 27 e 28 deste mês, o Núcleo de Identidade Brasileira e História Contemporânea (Nibrahc) da Uerj promove o simpósio Apesar de Você – 30 Anos da Anistia Política no Brasil.
O Movimento em Defesa da Economia Nacional também debaterá os 30 anos da Lei de Anistia na próxima segunda-feira (24), na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Os palestrantes serão:
Regina Sodré Von Der Weid (Musicista, Presidente do Movimento Feminino pela Anistia e vice-presidente do Modecon);
Jean Marc Von Der Weid (Presidente da UNE em 1979 e Coordenador do CBA – Comitê Brasileiro de Anistia de Paris);
Vitória Grabois (Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas e Direitos Humanos na UFRJ, Vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais e militante do CBA); e
Modesto da Silveira (Advogado dos Direitos Humanos e dos perseguidos políticos, como Deputado Federal encaminhou a votação da Lei de Anistia nº 6683).
A ABI fica na rua Araújo Porto Alegre, 71, 7º andar. O ato começa a partir das 17h30.