Chávez anuncia plano para renovação de carros venezuelanos

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou neste sábado (4) a criação de um projeto de incentivo de troca de veículos familiares. O plano prevê a troca de carros velhos por novos, movidos a gás, como parte dos esforços oficiais para economizar energi

Durante um ato em Sucre (nordeste), Chávez disse que espera ativar em 2009 a primeira fase desse plano, que incluiria também um ano de consumo de gás de graça para os beneficiados. A proposta prevê que o governo receba os carros velhos como único pagamento por um novo veículo.



“Quantos litros de gasolina serão economizados”, questionou o governante, ao se referir aos veículos fabricados nos anos 1960-1970 que ainda são utilizados por setores pobres da população.



O chefe do Estado ressaltou que “esses carros velhos consomem muita gasolina, que é um recurso não renovável e, além disso, poluente”.



“O gás veicular não polui e é muito mais barato. Inclusive até disposto estou (…) a (durante) o primeiro ano de uso desse carro familiar oferecer o gás completamente gratuito”, acrescentou o líder.



A Venezuela é o quinto maior exportador mundial de petróleo e a oitava reserva de gás do planeta, mas o governo desenvolve um processo internacional de certificação que levaria o país a ficar como a primeira e quinta reserva de petróleo e gás, respectivamente, segundo dados oficiais.



Chávez liderou uma grande manifestação em Cumaná (400 quilômetros ao leste de Caracas), na qual promoveu os candidatos de seu Partido Socialista Unido da Venezuela ao governo e prefeituras de Sucre.



Além de voltar a exigir dos correligionários uma vitória total e contundente no pleito regional e municipal de 23 de novembro, Chávez também pediu que economizem energia elétrica, água e combustíveis para garantir não só a provisão oportuna desses serviços, mas para favorecer o meio ambiente.



Fonte: Efe