Gomyde surpreende com propostas no debate da TV
O candidato a prefeito de Curitiba pelo PCdoB, Ricardo Gomyde, surpreendeu os adversários no debate realizado na noite desta quinta-feira – relizado pela TV Bandeirantes – apresentando propostas em todos os cinco blocos. Foi quem mais apresentou propostas
Publicado 01/08/2008 08:37 | Editado 04/03/2020 16:54
Mostrando muita tranqüilidade, Gomyde disse que as eleições apenas começaram. Para ele, as pesquisas até agora apontaram o conhecimento da população e não a intenção de voto. “É nesta hora que cai a máscara do marketing”, avaliou. O candidato lembrou ainda que o partido integra a base de sustentação dos governos federal e estadual.
Respondendo com clareza as perguntas de um adversário sobre um shopping que teria proibido a entrada de jovens do hip hop no estabelecimento, o representante do PCdoB afirmou que a população da região sul vive um gargalo muito sério. “Faltam quadras de esporte, espaços culturais e de lazer, além da ausência de políticas públicas para a juventude do município”, disse.
Sobre o tema de transporte coletivo, Gomyde apontou que o trânsito precisa melhorar na cidade. Ele observou que o transporte coletivo piorou nos últimos anos. “O metrô tem que sair do papel”, cobrou.
“Curitiba precisa se antecipar aos problemas. Tem que retomar a vanguarda no planejamento urbano, pois, caso contrário, sobrará soluções como aplicação de multas para quem circular com apenas uma pessoa no automóvel”, salientou.
Ricardo Gomyde afirmou que o orçamento do município é fantástico e por isso tem capacidade de investimentos. “Curitiba é uma das poucas cidades do país que não tem o passe escolar livre”, cobrou.
O candidato do PCdoB também mostrou conhecimento consolidado na área do esporte. Ele defendeu uma política de prática esportiva para todas as idades, inclusive aos idosos. Para Gomyde, o esporte não é só para atletas profissionais ou amadores. “Eu já fiz projetos como o Segundo Tempo, que valoriza o contraturno escolar nas escolas estaduais e quero fazer nas municipais”.
Para combater as drogas, consideradas o mal do século, Gomyde sugeriu mais políticas públicas para a juventude. “A prefeitura precisa ser rigorosa com os estabelecimentos que não tem alvarás, pois é ali que se concentram os maiores índices de violência”.
“Segurança é uma atribuição do governo estadual. Por isso sugeri a realização de um concurso público para constituir um quadro próprio da polícia em Curitiba. Quero estabelecer uma cultura contra o crime na cidade”, propôs.
Ricardo Gomyde disse que o PCdoB é o único partido no país que não teve deputado cassado por corrupção. Destacou que a campanha do partido é feita por voluntários, sem custos, portanto sem relações com o poder econômico, e que é uma campanha a favor de Curitiba.
“Não faço campanha contra ninguém, mas a favor de Curitiba”, assegurou.