PCdoB oficializa Gomyde candidato a prefeito de Curitiba
Em clima festivo, mais de 200 pessoas lotaram o auditório do Hotel Caravelle na noite desta terça-feira (26) durante o lançamento oficial das pré-candidaturas do PCdoB à prefeitura e à Câmara de Vereadores de Curitiba.
Publicado 27/02/2008 09:40 | Editado 04/03/2020 16:54
Cerca de trinta nomes confirmaram a disposição de compor a chapa proporcional liderada por Ricardo Gomyde, ex-deputado federal, ex-vereador da capital e atual secretário de Esporte do governo Roberto Requião (PMDB).
O que era para ser uma simples reunião de trabalho do PCdoB acabou transformando-se num ato político suprapartidário de oposição ao prefeito Beto Richa (PSDB). O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Moreira Jr., pré-candidato a prefeito pelo PMDB, participou do evento e não poupou a atual administração municipal tucana. “Temos de cerrar fileiras contra a falta de idéias e de projeto para a cidade. A atual administração é a gestão dos grandes esquemas econômicos e contra o povo”, discursou o peemedebista, que disse que a candidatura do PCdoB ajuda a fortalecer o campo oposicionista na cidade.
Por sua vez, Ricardo Gomyde lembrou que o PCdoB terá chapa própria pela primeira vez na história política de Curitiba e que a candidatura do PCdoB é o reflexo dos entendimentos junto ao PT e ao PMDB. “Temos o entendimento de que quem for para o segundo turno receberá o apoio dos outros dois partidos”, lembrou, ao referir-se ao protocolo de intenções assinado em abril de 2007 entre o PCdoB, PMDB e o PT. Num momento de descontração na reunião, Gomyde disse que não iria brigar com Moreira Jr. no primeiro turno, que iria deixar isso para a segunda etapa da disputa.
“Quero deixar aqui o meu compromisso, Moreira, de não brigar com você no primeiro turno. Mas no segundo turno a conversa será diferente”, provocou Gomyde. O pré-candidato a prefeito peemedebista devolveu no mesmo tom: “Gomyde, nós dois vamos ao segundo turno e jamais vamos brigar”.
Ricardo Gomyde disse que assume a tarefa política de disputar a prefeitura de Curitiba porque quer defender as conquistas sociais dos governos Lula e Requião. Para ele, os militantes e candidatos a vereador do PCdoB serão a peça-chave neste processo eleitoral. “Cada candidato e militante do PCdoB é peça-chave na luta pela remoção desse grupo político que está no poder quase 30 anos”.
Além de Gomyde e Moreira Jr., participaram do evento o presidente estadual e o vice-presidente municipal do PCdoB, Milton Alves e Joel Benin, respectivamente. Doático Santos, presidente municipal do PMDB, e André Bezerra, da direção nacional do PCdoB também discursaram no lançamento das pré-candidaturas comunistas. Todos os trinta pré-candidatos a vereador do PCdoB se apresentaram oficialmente na reunião e, em forte tom oposicionista ao prefeito Beto Richa, defenderam suas principais bandeiras de luta para chegar ao parlamento municipal e levar o candidato do PCdoB ao segundo turno.
De Curitiba,
Esmael Morais.