Porto Alegre recebe Conferência das Cidades da ONU
Esta semana Porto Alegre recebe visitantes de trinta países para a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades – Inovação Democrática e Transformação Social para Cidades Inclusivas do Século 21. A Conferência deve receber mais de cinco mil visi
Publicado 14/02/2008 10:08
Em discurso na Câmara dos Deputados, a deputada Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) ressaltou a importância do evento “a escolha de Porto Alegre como sede deste evento, reconhece o protagonismo e a liderança dos gaúchos no debate e aplicação de políticas públicas inclusivas. Avançamos na democratização do orçamento e da máquina pública. E hoje, qualquer força que deseje administrar nossa cidade sabe que não basta garantir o funcionamento destas políticas, é preciso avançar mais, é preciso ir além”.
A Conferência é promovida pela Organização das Nações Unidas com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Ministério das Cidades, a prefeitura de Roma, o governo do Rio Grande do Sul e a Confederação Nacional de Municípios.
O evento terá quatro grandes conferências, sobre Direito à Cidade: Políticas Locais Sobre Direito e Responsabilidade dos Cidadãos, na quarta-feira; Governança e Democracia em Cidades: Experiências Inovadoras de Gestão e Participação Democrática, na quinta-feira; Desenvolvimento Local em Cidades: Processos de Investimento em Capital Social Para Desenvolver Ativos Econômicos, Ambientais, Humanos, Sociais e Políticos, na sexta-feira; e Sustentabilidade e Cidade-Rede: A Emergência das Redes Sociais e a Cidade Sustentável do Futuro, no sábado. Também estão agendadas 274 atividades como debates, apresentações e oficinas durante os quatro dias.
De Brasília
Gustavo Alves