Governo indiano ainda crê em acordo na Rodada de Doha
O ministro do Comércio da Índia, Kamal Nath, disse nesta sexta-feira (6) acreditar que “ainda é possível” fechar em 2007 um acordo na Organização Mundial do Comércio (OMC), apesar dos recentes reveses nas negociações.
Publicado 06/07/2007 15:34
“Claro que podemos fazer. Ainda estamos comprometidos com o final do ano. Ainda é possível”, afirmou ele a jornalistas em Genebra, após conversar com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim – o chanceler do Brasil participa de reuniões de países em desenvolvimento na sede da OMC.
Nath disse ainda que vai se encontrar no sábado com o comissário de Negócios europeu, Peter Mandelson, “para tentar avançar com isso”.
Ele se referia às conversas sobre a Rodada de Doha do comércio global, lançada em 2001 com o objetivo de aumentar o fluxo do comércio global e de ajudar nações pobres a exportarem mais.
As negociações estão praticamente paralisadas desde o ano passado, quando os Estados Unidos e a União Européia (UE) bateram de frente com os países em desenvolvimento, representados por Brasil e Índia, sobre a extensão de cortes em subsídios e tarifas agrícolas e de bens manufaturados.
No mês passado, em uma reunião em Potsdam (Alemanha) entre representantes dos EUA, UE, Brasil e Índia, as partes não conseguiram chegar a um acordo sobre o tema.
Fonte: Reuters