Festivale reúne artistas do Jequitinhonha

No próximo domingo (1), Belo Horizonte terá uma mostra do que acontecerá de 21 a 28 de julho, em Joaíma, durante o 25º Festivale – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha. A festa de lançamento, no Lapa Multshow, vai reunir vários artistas

    Maurício Tizumba e o grupo Tambolelê também estão confirmados, apesar de não serem do Jequitinhonha: ''porque tocam músicas que lembram a raiz cultural do Vale, com influência africana'' _ explica o poeta Gonzaga Medeiros, um dos organizadores. Cada convidado apresentará três ou quatro músicas, numa verdadeira cantoria ''que vai terminar em forró'', antecipa Medeiros. A idéia é reunir pelo menos 1500 pessoas no Lapa.


 


    Realizado pela primeira vez em Joaíma, no Baixo Jequitinhonha, o Festivale (que é itinerante) deve reunir cinco mil pessoas por noite. A programação é toda gratuita e inclui shows, noite literária com concurso de poesia, oficinas culturais, apresentações teatrais e folclóricas e feira de artesanato, sempre com enfoque no Vale do Jequitinhonha. Cerca de 150 artistas da região estarão envolvidos.


 


O Festivale é um dos braços do ''Viva o Vale!: Programa de Desenvolvimento Sociocultural do Vale do Jequitinhonha'', criado em 2006, com patrocínio da Avon, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto também traz a BH o Grupo Teatral Vozes, que fará três apresentações gratuitas do espetáculo ''O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna'', uma adaptação do texto homônimo do escritor paraibano Ariano Suassuna. O grupo se apresenta hoje na Praça da Liberdade; sábado, no Parque Municipal, e domingo, na Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena.


 


25º Festivale – Lançamento neste domingo, às 18 horas, no Lapa Multshow (Rua Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia, telefone 3241-2074). Entrada: R$ 10 e R$ 5 (meia).


 


Fonte: Jornal Hoje em Dia