Lula aumentou votação
O governador Marcelo Miranda, após votar, foi a São Paulo acompanhar, ao lado de Lula a marcha das apurações. No Tocantins, Lula cresceu e Alckmin diminui a quantidade de votos. Leia na resenha feita por Carlos Pompe
Publicado 30/10/2006 10:44 | Editado 04/03/2020 17:23
Jornal do Tocantins
Lula cresceu No primeiro turno, Lula obteve 58,6% dos votos, contra 41,4% de Alckmin no Tocantins. Agora, conseguiu 70,27% e o tucano, 29,73%. No Distrito Federal, Lula tinha conseguido 37,05% dos votos no primeiro turno e Alckmin 44,11%. No segundo turno, Lula teve na capital 56,96%. Seu adversário ficou com 43,04%.
Tocantins foi o sétimo a concluir apuração O Tocantins foi o sétimo estado a concluir a apuração dos votos para presidente da República, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral do Estado. A totalização ocorreu às 20h08. Houve 38 ocorrências relacionadas a panes com urnas eletrônicas. Destas, sete foram substituídas, sendo duas em Palmas e duas em Araguaína. Em nenhuma seção foi utilizada cédula de papel. A Aldeia indígena Fontoura, na Ilha do Bananal, zona eleitoral de Cristalândia, foi o único local onde a votação começou mais tarde, por volta do meio-dia. O carro da Justiça Eleitoral que transportava a urna atolou e por isso a instalação da máquina foi atrasada. Técnicos concluíram o processo no final da manhã e a votação transcorreu normalmente por toda a tarde.
Marcelo agradece pela reeleição do presidente O governador Marcelo Miranda (PMDB), votou em Araguaína, pela manhã e, em seguida, foi para São Paulo. Lá, reuniu-se a Lula durante a apuração dos votos, agradeceu aos tocantinenses que votaram no presidente reeleito. Conforme o governador, ontem Lula reafirmou que Tocantins e governo federal trabalharão em parceria nos próximos quatro anos e, ao se despedir, Lula renovou seu compromisso com a conclusão da Ferrovia Norte-Sul, além de dizer que existem grandes projetos para o Tocantins.
Olho no prazo Os 440 candidatos tocantinenses devem ficar atentos ao prazo para entrega da prestação de contas, que termina no próximo dia 31. Quem não entregar a relação de receita e despesas de campanha pode ficar sem a certidão de quitação eleitoral. Para os eleitos, o risco é a não diplomação. As contas do candidato eleito devem ser julgadas até oito dias antes da cerimônia, que deve acontecer até 18 de dezembro. Até a última sexta-feira, 39 candidatos entregaram a prestação de contas. Destes, um foi eleito, aliás, reeleito, o deputado estadual Fabion Gomes (sem partido).
Resplande esclarece “Eu tenho esclarecido que não me licenciei da SSP. Eu me exonerei”, relembra Júlio Resplande a quem lhe pergunta se voltará ao comando da Secretaria da Segurança Pública no segundo mandato do governador Marcelo Miranda. Em tempo: Resplande deixou a SSP, hoje sob o comando de Herbeth Brito, para tentar, sem sucesso, vaga na Câmara Federal. Além da SSP, os interlocutores especulam sobre outras pastas – Casa Civil, Governo, Cidadania e Justiça e até a Procuradoria-Geral do Estado. Resplande diz que só aceita se for a “Fazenda”. E explica, ante o oooh: “a minha fazenda”, que fica em Palmeiras do Tocantins.
João Ribeiro no PR O senador tocantinense pertence agora ao Partido Republicano (PR), que vem a ser o resultado da fusão do Partido Liberal (PL), sua antiga sigla, com o Prona.
Esporte e política Em novembro, devemos ter briga direta pela presidência do Araguaína, entre os deputados estaduais Palmeri Bezerra (PMDB) e César Halum (PFL). Na Capital, em janeiro, o atual secretário estadual de Esporte, Adagsmar Araújo (PFL), e o deputado Carlos Gaguim (PMDB) devem disputar o comando do Palmas. Mas a eleição poderá ser antecipada para dezembro.
Terminal em Porto Nacional O prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão (PT), começa a tirar do papel o terminal rodoviário turístico da cidade. As obras devem começar na próxima quarta-feira. Avaliado em R$ 2,4 milhões (verba federal), o complexo terá, entre outras coisas, cinema e praça de alimentação.
Febre aftosa Começa na quarta-feira, no Tocantins e em mais 16 estados, a segunda etapa de vacinação da febre aftosa. A vacinação atingirá também os búfalos.
clebertoledo.com.br
Alckmin venceu em apenas 3 cidades O candidato tucano venceu em apenas três dos 139 municípios do Tocantins: Araguaçu, Juarina e Sucupira. O presidente Lula, porém, venceu, esmagadoramente, na maior parte dos municípios pequenos. É o caso de Lagoa do Tocantins, onde o petista venceu o tucano com 94,81% dos votos válidos contra míseros 5,19%.
Tocantinópolis deu melhor votação a Lula O petista obteve naquela cidade 84,19% dos votos válidos contra 15,81% para o tucano Geraldo Alckmin. Resultados nas principais cidades do Tocantins (em % dos votos válidos): Palmas Lula 72,34, Alckmin 27,66 Araguaína Lula 73,96 Alckmin 26,04 Gurupi Lula 63,70 Alckmin 36,30 Guaraí Lula 69,94 Alckmin 30,06 Porto Nacional Lula 76,08 Alckmin 23,92 Paraíso Lula 60,72 Alckmin 39,28 Colinas Lula 59,05 Alckmin 40,95 Dianópolis Lula 72,36 Alckmin 27,64 Miracema Lula 82,08 Alckmin 17,92 Natividade Lula 55,41 Alckmin 44,59 Pedro Afonso Lula 65,05 Alckmin 34,95 Taguatinga Lula 75,22 Alckmin 24,78 Tocantinópolis Lula 84,19 Alckmin 15,81 Xambioá Lula 76,08 Alckmin 23,92