Materiais temáticos de campanha conquistam jovens de Minas Gerais
Com criatividade e baixo custo, comitê de campanha de Wadson Ribeiro, candidato a deputado estadual pelo PCdoB/MG, lança flyers com temas e formatos voltados para a juventude mineira.
Publicado 25/08/2006 18:41
Tradicional nas campanhas do PCdoB de Minas Gerais, mas ainda não consolidado como formato para as campanhas eleitorais, os mini-flyers, como podem ser chamados, têm sido um bom instrumento de propaganda. Quadrados, com medidas 4,5 cm x 4,5 cm e em papel plastificado, os mini-flyers trazem de um lado, o nome, número, partido, proposta, cargo e página na Internet do candidato a deputado estadual Wadson Ribeiro e, do outro, a indicação de Jô Moraes para deputada federal. Coloridos e com ilustrações descoladas, o material faz sucesso entre o público jovem. Como uma figurinha, os eleitores acabam guardando os mini-flyers e, até, colecionando. “É funcional e, ao mesmo tempo, cativa os jovens porque cada um traz um tema e imagens com as quais os jovens se associam, como Che Guevara”, disse Richard Romano, secretário de Propaganda do PCdoB/MG.
Os mini-flyers são distribuídos onde os jovens estão, em escolas, faculdades, boates e barzinhos. Para cada tipo – 13 no total –, foi impressa uma tiragem de cerca de 100 mil ao custo de R$ 32,00 para cada mil unidades. O comitê de campanha de Wadson Ribeiro escolheu como temas dos impressos assuntos de interesse da juventude: Inclusão digital, Fora Bush!, Gratuidade na UEMG, Preservação dos parques estaduais, A força do povo (com a imagem de Lula), Passe livre já!, Contra o racismo e a homofobia, Revolucionar a política (com a imagem de Che Guevara), Mais espaços culturais e esportivos, Creduc (crédito educacional) estadual, Reservas de vagas já! e Emprego para a juventude.
Como dica, vale lembrar que é importante também marcar o nome do candidato, item para o qual pode-se dar maior destaque. Outros formatos como calendário, régua de papel e marcadores de livro também podem ter bom retorno dos eleitores, já que todos têm uma utilidade prática. “A intenção é massificar o material e, como ele não sai caro, tem se mostrado uma alternativa viável para estas eleições”, explicou Romano. Os comitês estaduais e de campanha do PCdoB que tiverem interesse em dividir suas iniciativas com os demais, enviem sugestões para priscila@pcdob.org.br .
De São Paulo,
Priscila Lobregatte