A 13 dias da Copa na Alemanha, jovem esfaqueia 28 em Berlim
Pelo menos 28 pessoas ficaram feridas, seis delas em estado grave, após serem apunhaladas na noite desta sexta-feira (26/05), em Berlim, por um jovem de 17 anos. É mais uma ação violenta após várias agressões racistas na Alemanh
Publicado 27/05/2006 13:47
O jovem foi detido pela Polícia e os feridos levados em ambulâncias a hospitais berlinenses. Seis deles se encontram em estado grave, segundo as fontes. O porta-voz da polícia berlinense, Bernhard Schodrowski, disse que o jovem mora no bairro de Neukoelln, uma área de muitos problemas sociais.
O incidente ocorreu nas proximidades do Reichstag e da nova estação de trem, inaugurada pouco antes pela primeira-ministra Angela Merkel, numa grande festa com música e fogos de artifício. O crime aumentou as preocupações com a segurança do Mundial da Alemanha, que começa no dia 9 de junho.
"Inferno" – Era quase meia-noite e a festa estava terminando quando o agressor começou a atacar suas vítimas. As ruas próximas à estação estavam cheias de pessoas que voltavam para suas casas. Por isso, os bombeiros e a polícia demoraram a chegar ao local.
A área em torno das ruas onde aconteceram os ataques ficou congestionada, dificultando o trabalho dos 100 policiais e 45 bombeiros destacados para intervir. "Isto é o inferno", disse o porta-voz da polícia.
Segundo os primeiros cálculos oficiais, 500 mil pessoas foram assistir à festa de inauguração. A nova "Hauptbahnhof" está situada no novo centro de Berlim, num ponto que era uma cicatriz visível da divisão da capital alemã entre Oriente e Ocidente.
Agora, a região faz parte do bairro governamental. A poucos metros estão a Chancelaria, o Reichstag e todos os edifícios ligados ao trabalho parlamentar.