PFL e PSDB se contradizem em relação à aliança
PFL e PSDB podem percorrer caminhos distintos nas eleições em Sergipe.
Publicado 26/05/2006 12:19 | Editado 04/03/2020 17:21
A pouco mais de um mês para a formalização das coligações eleitorais, o PFL do Governador João Alves Filho e o PSDB do ex-Governador Albano Franco não se entendem em Sergipe. Adversários políticos no estado nos últimos anos, a tendência é que esta união não se concretize.
A imprensa local registra diversas informações a respeito. O Jornal Correio de Sergipe, de propriedade da família de João Alves, diariamente relata que a aliança esta fechada e que falta apenas alguns detalhes para serem acertados. Já em declaração ao Jornal da Cidade, o presidente estadual do PSDB, Deputado Federal Bosco Costa, declarou que há 99,9% de possibilidade de o seu partido não se aliar ao PFL.
Como disse o próprio Bosco Costa “A maioria do partido não tem interesse nesse acordo e do ponto de vista eleitoral o PFL não oferece nenhuma vantagem". Segundo os tucanos sergipanos, a única força que exerce pressão para a aliança PFL-PSDB é a candidatura à Presidência da República de Geraldo Alckmin (PSDB).
Com um discurso bem distinto, o Governador João Alves Filho falou esta semana em entrevista à TV Atalaia – afiliada do SBT – que tem conversado com Albano sobre o processo eleitoral, disse que dentro do seu partido não há obstáculos para esse entendimento. "Para usar uma expressão futebolística, a bola agora está no campo do PSDB. No PFL não há qualquer obstáculo. Foram dirimidas as dúvidas e atendidas as reivindicações", afirmou.
João Alves disse ainda que verticalização tirou a força dos Estados para decidir sobre as coligações partidárias.
Mas ao analisarmos o posicionamento das duas legendas nos últimos anos, percebe-se que dificilmente saíra está aliança. O PSDB local faz parte da bancada de oposição ao Governador João Alves, as lideranças tucanas no interior do estado também mantêm uma postura crítica em relação ao governo estadual e nas últimas eleições municipais, o PSDB apoiou a reeleição do petista Marcelo Deda para a Prefeitura de Aracaju.
O futuro ainda é incerto, mas o passar do tempo deverá impor uma realidade para estas duas legendas, e principalmente para esta suposta composição.