Congresso da CUT/RJ elege novo presidente
O 12º Congresso da CUT/RJ, que aconteceu entre 19 e 21 de maio, em São Cristóvão, elegeu uma mulher para presidente, Neuza Luzia (Sintufrj). Cerca de 370 delegados participaram do congresso.
Publicado 22/05/2006 20:41 | Editado 04/03/2020 17:06
A chapa 1 venceu com 55,56% dos votos válidos e era composta pela Corrente Socialista Democrática (Democracia Socialista), a maioria da Articulação Sindical e a Federação dos Bancários. A chapa 2 recebeu 44,44% dos votos e era composta pela Corrente Sindical Classista (CSC), Articulação Sindical, O Trabalho, Opção Popular, PSB e Petroleiros. Os nomes da nova diretoria ainda serão decididos.
Para o secretário Sindical do PCdoB/RJ, Fernando Nogueira, a nova direção da CUT regional deve ser mais plural pela diversidade de forças participantes o que vai favorecer a entidade. Segundo Nogueira, mesmo saindo derrotada a CSC ultrapassou sua meta que era eleger 15% dos delegados e receber 20% dos votos válidos.
As palavras de ordem do congresso foram o fim da criminalização do movimento social; fim da impunidade; pela Reforma Agrária; pela Reforma Urbana; pela redução da jornada de trabalho; pela valorização do salário mínimo; pela igualdade de oportunidade para todos e todas.
A CUT/RJ dedicou o seu 12º Congresso ao companheiro Anderson Luís, assassinado no dia 10 do mês passado. No dia anterior à sua morte Anderson foi eleito delegado ao Cecut. Foram homenageados também todos os sindicalistas que tombaram em luta por uma vida melhor para a classe trabalhadora.