Edmilson recebe parlamentares russos

A convite do Consulado Geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro, o presidente da Frente Parlamentar de Cooperação Brasil-Rússia, deputado Edmilson Valentim (PCdoB) reuniu-se, no dia 18, com parlamentares russos para

Durante o encontro, que ocorreu na Alerj, Valentim falou sobre a importância da auto-suficiência brasileira na produção de petróleo e do desejo de transformar o estado na principal porta de entrada para encontros com delegações de outros países. "A Rússia é um país tecnologicamente desenvolvido na produção e refino de petróleo e o estado do Rio de Janeiro é responsável, hoje, por 80% da produção brasileira. Espero que esse encontro possa estreitar as relações entre a Petrobras e as empresas da federação Russa", afirmou o parlamentar.

O presidente do Comitê de Relações Internacionais da Câmara Federal da Rússia, deputado Andrei Jukov, aproveitou o momento para intensificar as trocas culturais entre os países, solicitando o apoio dos parlamentares fluminenses na consolidação de um projeto futebolístico na Rússia. "Pretendemos construir escolas de futebol no sul da Rússia utilizando as técnicas brasileiras, da mesma forma que o nosso ballet serve de exemplo aos brasileiros", explicou Andrei.
 
Valentim comprometeu-se com o projeto. "O Rio de Janeiro é a capital cultural do País e as trocas culturais são sempre muito bem-vindas. Com certeza apoiaremos a proposta", afirmou Edmilson.

Presidente da Câmara Brasil-Rússia de Comercio, Indústria e Turismo, Gilberto Ramos, falou sobre o significativo aumento na relação comercial dos países. "Em 2004, a balança comercial Brasil-Rússia movimentou US$ 2,5 bilhões e em 2005 o valor pulou para US$ 3,6 bilhões, tendo o Brasil exportado 80% do total. E nossas exportações têm espaço para crescer ainda mais", declarou Gilberto. Segundo ele, o Brasil exporta hoje para Rússia, principalmente açúcar, carnes suína e bovina, café e tabaco, e importa do país, basicamente fertilizantes. Ao final da reunião, os representantes russos visitaram o Palácio Tiradentes.
 
Fonte: Alerj