Operação Sanguessuga: Câmara começa a tomar depoimentos

A Comissão de Sindicância instalada pela Corregedoria-Geral da Câmara para apurar denúncias de suposta participação de deputados em irregularidades na compra de ambulâncias começa nesta terça-feira (16)

A Comissão de Sindicância instalada pela Corregedoria-Geral da Câmara para apurar denúncias de suposta participação de deputados em irregularidades na compra de ambulâncias começa nesta terça-feira (16) a tomar os depoimentos. O primeiro a ser ouvido será o delegado da Polícia Federal que comandou a Operação Sanguessuga, Tardelli Boaventura. O delegado falará com os deputados às 10h30.

Para o deputado Odair Cunha (PT-MG), integrante da comissão de sindicância, o depoimento do delegado Boaventura será importante. “Vamos ouvi-lo e saber quais os elementos de provas que ele tem contra os deputados suspeitos de envolvimento nas irregularidades”, disse. “A partir daí, será possível ter clareza do nível de envolvimento de cada parlamentar e poderemos fazer os relatórios preliminares individualizados”, ressaltou.

A Operação Sanguessuga levantou suspeitas de envolvimento de parlamentares com um esquema de liberação de emendas do Orçamento atreladas à venda de ambulâncias superfaturadas em todo o País. A PF apurou que o esquema envolve empresas, funcionários públicos e prefeitos.


Outros depoimentos

Também serão ouvidos nesta semana, pela Comissão de Sindicância, Darci José Vedoin, sócio da empresa Planam (que vendia as ambulâncias superfaturadas); Luiz Antônio e Alessandra Trevisan Vendoin, filhos de Darci Vendoin; Cléia Trevisan, esposa do empresário; Gustavo Trevisan Gomes e Ronildo Pereira Medeiros, empresários ligados à Planam; Alessandro Silva de Assis, representante comercial da empresa; e Felipe Fernandes de Freitas, motorista da Planam.

Deputados – A Comissão de Sindicância deverá ouvir, na próxima semana, os deputados suspeitos de envolvimento nas irregularidades denunciadas pela Operação Sanguessuga.


CGU
– O coordenador do Comitê Permanente de Acompanhamento e Fiscalização Orçamentária, deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE), afirmou nesta segunda-feira (15) que deverão estar sistematizados até amanhã (16) os documentos recebidos da Controladoria-Geral da União (CGU) com informações obtidas na fiscalização dos municípios que compraram ambulâncias superfaturadas.

“Acredito que nesta terça-feira poderemos ter fatos novos. Estamos fazendo um levantamento para identificar os documentos e avaliar as notas fiscais e os preços praticados. O objetivo é fazer o cruzamento do que foi observado em Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo e identificar se há coincidência de procedimentos”, disse o petista.

De acordo com Paulo Rubem, cópias de notas fiscais de empresas podem identificar as maneiras como ocorriam as fraudes. “As investigações apontam procedimentos de empresas e prestadores de serviço que não têm atuação de verdade, o que pode significar possível uso de notas frias e prática de superfaturamento, além de desvio de recursos, inclusive em recursos transferidos por meio de emendas parlamentares”, salientou.

Além dos documentos, ressaltou o parlamentar petista, o comitê analisa ainda as ligações e informações recebidas de vários municípios. “Muitos municípios ligaram para a Comissão de Orçamento solicitando informações e alertando para desconfianças sobre as compras feitas por postos de saúde, por exemplo. Estamos estudando como sistematizar as informações”, frisou Paulo Rubem

Ele informou ainda que o comitê de acompanhamento reúne-se nesta terça-feira, às 10h, para analisar toda a documentação, que poderá ser repassada para a Comissão de Sindicância que apura as irregularidades.

Fonte: Informes