Após 22 anos, Congresso da UEE elege chapa única.
Aconteceu neste fim de semana na centenária cidade de Jaraguá, Goiás, o 31º Congresso da União Estadual dos Estudantes. Quase 200 participantes, entre delegados e ouvintes, discutiram e votaram temas como a Quali
Publicado 15/05/2006 20:57 | Editado 04/03/2020 16:44
Nos dias 12, 13 e 14 de maio, a cidade de Jaraguá, localizada a 120 km de Goiânia, foi palco do 31º Congresso da UEE-GO. Cerca de 200 delegados, representando mais de 30 municípios goianos, lotaram este fim de semana a Universidade Estadual de Goiás – UEG.
O Congresso foi marcado pela qualidade dos debates nos grupos de trabalho onde os estudantes se dividiram em salas de aula para debaterem temas como os novos rumos do movimento estudantil, a reforma universitária e a expansão do ensino superior privado.
A discussão sobre o Plano Diretor de Ensino Superior em Goiás teve a presença do Secretário de Ciências e Tecnologia, José Clecildo Bezerra debatendo com os estudantes. Outros temas como a conjuntura política (internacional, nacional e local), Cultura e Meio Ambiente também foram colocados em pauta. A maioria das propostas foram aprovadas por consenso pelos 180 delegados e delegadas do Congresso, demonstrando grande nível de unidade em torno das bandeiras e propostas da entidade. A única polêmica ficou em torno da forma de eleição da diretoria da UEE, mas venceu a proposta de Eleições Congressuais com Delegados eleitos por Universidade.
Sobre as eleições/2006, foi aprovada no congresso uma plataforma de propostas e reivindicações dos estudantes goianos, como a ampliação de recursos públicos para investimento da UEG, geração de empregos, defesa e preservação do meio ambiente, ampliação dos recursos em cultura e esporte, dentre outras propostas.
Ao final do evento, os delegados representantes das faculdades do estado votaram em chapa única, após 22 anos, representando uma unidade em torno dos que participam do movimento de luta estudantil. Essa nova diretoria estadual da UEE, para o biênio 2006/2008, tem como presidente o estudante de Direito da Universidade Federal de Goiás e ex-Diretor de Universidades Públicas da entidade, André Pereira Reinert Tokarski, de 22 anos. Para ele, "os militantes da UJS e Movimento na Pressão pelas Mudanças cumpriram papel decisivo na formação de uma chapa única com as demais correntes políticas que participaram do Congresso".O Congresso da UEE foi um momento de aproximação e integração dos estudantes goianos que pode resultar em bons frutos nas eleições dos DCE's da UFG e da UCG que acontecerão ao final desta semana (16 e 17 de maio).