Mercosul é exemplo de integração, avalia Amorim
O Mercosul continua a ser o mais importante exemplo de integração fora do mundo desenvolvido, afirmou nesta sexta-feira (12) o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Publicado 12/05/2006 18:09
"Temos problemas, mas olhe ao redor do mundo e veja se há outro exemplo de integração entre países em desenvolvimento tão positivo como o Mercosul, em termos do crescimento do comércio e todas as formas de integração", disse Amorim. "O Mercosul continuará a ser o motor para a integração da América do Sul."
O ministro falou após a coletiva de imprensa que já tinha dado para detalhar a agenda de encontros bilaterais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a 4ª Cúpula União Européia – América Latina e Caribe.
O chanceler brasileiro reconheceu que recentes questões, como a nacionalização do gás boliviano, trazem complicações diplomáticas, mas ressaltou que o Brasil tem esperança de que as dificuldades serão resolvidas.
Amorim afirmou que o Brasil defende a integração do continente pelas vantagens competitivas que ela pode trazer ao conjunto dos países, não por "ideologia".
O ministro observou que a Europa também enfrenta, por vezes, dificuldades na integração, mas isso não impede que o processo avance. "Às vezes temos crises, mas há crises aqui também", afirmou, lembrando casos como a rejeição na França, via referendo, do projeto de Constituição Européia.