Integração quilombola em debate

Termina hoje o I Encontro de Comunidades Quilombolas do Tocantins, iniciado dia 10, no Centro de Capacitação Sara Negre, em Brejinho de Nazaré. Os participantes estão trocando experiências sobre agricultu

Participam do encontro representantes de dez das 15 comunidades quilombolas reconhecidas no Estado. O presidente da Associação de Pequenos Produtores de Lagoa da Pedra, município de Arraias, Ruimar Farias, diz ser “interessante ver práticas desenvolvidas por outra comunidade que possa nos ajudar em relação a agricultura, pois até agora só produzimos o suficientes para nos manter. Então, se ganharmos conhecimento para melhorar o setor vai ser muito positivo”.
A secretária da Associação da Comunidade de Malhadinha, do município de Brejinho de Nazaré, Ariadne Nogueira, queixou-se do serviço de transporte em sua comunicade, mas valorizou a construção de 43 casas e a autorização para perfuração do poço artesiano. A comunidade conta com 40 famílias.

O I Encontro de Comunidades Quilombolas do Tocantins é promovido pela Secretaria de Cidadania e Justiça, em parceria com o Grupo de Consciência Negra do Tocantins e o Comitê Gestor Brasil Quilombola. No encerramento será divulgado documento com propostas de políticas públicas para as comunidades.