Zona Leste ganhará estádio de futebol
O ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, pretende assinar até o final do próximo mês um contrato com a Prefeitura de Manaus para a construção de um estádio de futebol e uma pista de atletismo na Zona Leste, a mais popul
Publicado 09/05/2006 19:11 | Editado 04/03/2020 16:13
No complexo haverá um estádio para um público máximo de dez mil pessoas, pista de atletismo e quadras de esporte. O local ainda poderá ser utilizado pelos clubes profissionais para realizar partidas do campeonato amazonense. Trata-se de uma alternativa aos estádios Vivaldo Lima e Colina. O primeiro, única área pública, exige alto custo para funcionar e o segundo, particular, encontra-se atualmente interditado.
Para discutir detalhes do projeto, ainda em fase de elaboração, Orlando Silva e o seu assessor especial Marcelo Ramos, receberam nesta terça-feira em Brasília, a deputada Vanessa e o secretário municipal de Esporte e Lazer, Antônio Carlos Marques. "O pedido da deputada Vanessa é que a gente possa liberar imediatamente a emenda. Vamos aguardar a entrega do projeto pela prefeitura e, em função dele, examinaremos qual o montante final que deve ser autorizado", disse o ministro.
Ele quer antecipar o processo "o mais rápido possível" por causa do período eleitoral, que proíbe a assinatura de contratos para obras até 30 de junho. "Poderemos fazer o que for possível antes da eleição, considerando as restrições da legislação, o que importa é nosso empenho, junto com a prefeitura, para que a obra se torne realidade", afirmou.
Ocupar espaços
O secretário municipal Antônio Carlos disse que haverá contrapartida financeira da prefeitura, mas precisa concluir o projeto para saber o montante exato. Para reduzir custos, ele disse que a idéia é aproveitar áreas públicas na Zona Leste como o campo do Bahia ou do Valdir Moraes. Foi por causa da disponibilidade desses espaços que a área levou vantagem sobre as demais zonas.
Para a deputada Vanessa a importância do projeto é sua instalação na Zona Leste, uma área da cidade carente de estruturas esportivas. "Nós queremos dar essa oportunidade para que a juventude, que está em formação, possa ter o direito a prática desportiva. O estádio também pode servir de palco para grandes eventos que acontecem na cidade", disse.
De Brasília
Iram Alfaia