XI CECUT-GO aprova plataforma de luta e elege nova diretoria

O XI Congresso da CUT-GO contou com a participação de vários representantes sindicais, que aprofundaram o debate sobre a conjuntura política nacional, votaram a plataforma de luta para os próximos anos e escolheram a nova diretoria da

Nos dias 6, 7 e 8 de maio aconteceu o XI Congresso Estadual da CUT em Goiás.  Participaram da solenidade de abertura os representantes sindicais e várias autoridades, como o presidente do PCdoB-GO, Aldo Arantes, Lúcia Reis representando a CUT Nacional, a Deputada Federal (PT-GO) Neyde Aparecida, a Vereadora Marina Sant’Anna (PT-GO), sindicalistas e dirigentes do MST.
O Congresso obteve ampla participação de entidades sindicais do Estado e trabalhadores dos setores público, privado e rural.
No Clube de Roma, os 210 delegados tiveram como tema central de discussão a defesa da autonomia da Central Sindical e a plataforma de luta da entidade para os próximos anos. Entretanto, a conjuntura da política nacional foi uma preocupação apontada por todos.
Sábado foi dia de discussão e formação de chapas para a eleição dos próximos dirigentes, no domingo ocorreu a votação. A disputa mais acirrada do Congresso se deu na eleição da nova direção da CUT-GO, disputada pelo campo petista e pela Corrente Sindical Classista, com a participação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás – FETAEG. Foi eleito como novo presidente da CUT, José Antônio, do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações – SINTEEL-GO/TO. Trazendo os rurais da FETAEG para compor a Executiva da CUT, a nova diretoria amplia a participação da Central Sindical.
Segundo a 1ª Secretária da CUT-GO, Ailma Maria, um ponto significativo no encontro foi a crescente participação da CSC que conquistou 24% dos votos do Congresso, e aprovou os itens desejados da plataforma classista para o Congresso Nacional da CUT.
O resultado final do Congresso foi positivo, uma vez que se aprofundou no debate sobre a conjuntura nacional, a reeleição de Lula e o projeto de desenvolvimento nacional