Coordenadoria da Juventude inicia processo de criação do Conselho Municipal da Juventude em BH
Belo Horizonte foi uma das primeiras cidades do país a criar um conselho municipal da juventude. Órgão que orienta e fortalece as políticas públicas para a juventude, o conselho na capital mineira precisa ser reestruturado, para que se consolide em
Publicado 04/05/2006 13:40 | Editado 04/03/2020 16:52
A prefeitura de Belo Horizonte, através da Coordenadoria da Juventude, lançou a campanha de mobilização e sensibilização para a criação do Conselho Municipal da Juventude de Belo Horizonte. A iniciativa tem o apoio de instituições da sociedade civil, entidades e organizações ligadas aos movimentos juvenis da cidade. Durante o lançamento, gestores educacionais, gerentes regionais, lideranças juvenis, além de técnicos e jovens que integram programas para a juventude na capital mineira, receberão todas as informações sobre o processo de reestruturação do Conselho e já começaram.
"A idéia é que estas pessoas funcionem como multiplicadores do processo de informação e ajudem a divulgar as pré-conferências regionais e a Conferência municipal da Juventude, processos que elegerão os membros do Conselho", explica Nelsinho Santos, Coordenador da Juventude de Belo Horizonte.
Belo Horizonte foi uma das primeiras cidades do país a criar um conselho municipal da juventude. Órgão que orienta e fortalece as políticas públicas para a juventude, o conselho na capital mineira precisa ser reestruturado, para que se consolide em Belo Horizonte a referência da cidade em prioridade política na temática juvenil.
O processo de reestruturação do Conselho Municipal da Juventude será realizado em etapas. Nas pré-conferências regionais, que acontecem no dia 20 de maio, nas nove regionais da cidade, serão eleitos os Conselheiros Regionais (02 por regional, sendo 01 titular e 01 suplente). Nestas conferências também serão eleitos delegados que participarão da Conferência Municipal, que será realizada no dia 27 de maio.
A eleição dos delegados será através do voto dos jovens de 16 a 35 anos , na proporção de 10 por 01, ou seja, a cada 10 jovens participantes, sairá 01 delegado. Nesta segunda etapa, a Conferência Municipal da Juventude elegerá, através dos delegados , os Conselheiros Setoriais, dentro das seguintes temáticas: (Trabalho e Renda; Educação e Meio Ambiente; Cultura, Esporte e lazer; Promoção da Igualdade Racial; Saúde, Diversidade Sexual e Gênero).
Juventude brasileira – De 1940 a 2000 o número de jovens de 15 a 24 anos cresceu de 8,2 milhões para 34 milhões, correspondendo hoje a 20 % da população total, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se considerada a faixa de 15 a 29 anos (adotada em vários países e nas discussões do Plano Nacional da Juventude, ainda em discussão no Congresso Nacional) são 48 milhões de jovens, 28% da população brasileira. Em Belo Horizonte, os jovens representam um quinto da população total da cidade. São mais de 400 mil jovens na cidade.
Segundo Nelsinho Santos, para garantir que o Conselho Municipal da Juventude, seja de fato representativo é essencial que as conferências regionais sejam amplamente divulgadas e contem com a participação dos mais diversos segmentos juvenis. "Precisamos envolver o maior número de jovens nesse processo. Por isso, é fundamental nas ações de mobilização, a participação das escolas, universidades, grêmios estudantis, ongs, entidades juvenis, redes de jovens, entre outros", explica.
Inscreva-se pelo site: www.pbh.gov.br/juventude ou pelo fone (31) 3277-4376
Inscrições vão até o dia 18 de maio
Elisângela Lizardo
Diretora Estadual da União da Juventude Socialista – MG