OIT discute desemprego nas Américas com 35 países em Brasília
Começa na próxima terça-feira (2), em Brasília, a 16ª Reunião Regional Americana da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O encontro vai reunir trabalhadores, empregadores e representantes de gov
Publicado 30/04/2006 16:56
"O que a OIT vem assinalando já há vários anos é que não basta ter qualquer emprego ou ocupação. É necessário que esse emprego cumpra certas condições mínimas em termos de remuneração, direitos do trabalho, proteção social, e de ausência de discriminação", explicou Abramo em entrevista à Rádio Nacional. Ela acrescenta que "a questão da igualdade de oportunidades é um aspecto central do que nós chamamos de agenda do trabalho decente – para que as pessoas possam realmente não viver numa situação de pobreza e viver completamente a sua cidadania".
Dados da OIT apontam que existem cerca de 18,3 milhões de desempregados na América Latina. Além disso, de 10 empregos criados, sete estão no setor informal em condições precárias. De acordo com a diretora, no mundo inteiro existe um déficit de trabalho decente. Metade da população trabalhadora vive com menos de US$ 2 por dia.
Fonte: Agência Brasil