20 mil aposentados compraram passagens no Programa Voa Brasil
Marca foi atingida em 4 meses, movimentando a economia de 77 cidades. Hoje voltado aos aposentados do INSS, programa será ampliado para estudantes de baixa renda em 2025
Publicado 04/12/2024 12:45 | Editado 04/12/2024 13:46

O Programa Voa Brasil alcançou a marca de 20 mil bilhetes reservados em quatro meses de funcionamento. A iniciativa é voltada aos aposentados do INSS que podem reservar até duas passagens aéreas por ano dentro do país por até R$ 200 o trecho. No próximo ano o programa também deverá atender estudantes de baixa renda.
Em divulgação dos dados pelo Ministério de Portos e Aeroportos é colocado que o número de passagens já disponibilizadas é suficiente para encher “150 aeronaves da Embraer, com pousos e decolagens em 77 cidades de todos os estados brasileiros.”
Entre os destinos mais procurados, somando 78% dos bilhetes, estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Brasília, Salvador, João Pessoa, Natal, Maceió e Belo Horizonte.
Entre as regiões mais buscadas, o ranking fica: Sudeste (com 44%); Nordeste (40%); Centro-Oeste (8%); Sul (5%); e Norte (3%).
Para ter direito às passagens, que são pessoais e intransferíveis, os aposentados do INSS não podem ter viajado de avião nos últimos 12 meses.
Leia mais: Confiança do Consumidor atinge o maior nível desde abril de 2014, aponta FGV
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, o objetivo de incluir mais brasileiros no transporte aéreo está sendo atingido.
“Estes aposentados não voavam há pelo menos um ano e estão preenchendo assentos que estariam vazios, já que são disponibilizados pelas companhias aéreas em trechos de elevada ociosidade”, aponta.
A pasta ainda divulgou as cinco cidades mais procuradas por cada região desde que o programa começou:
- Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas e Vitória;
- Sul: Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Foz do Iguaçu e Navegantes;
- Nordeste: Fortaleza, Recife, Salvador, João Pessoa e Natal;
- Norte: Belém, Manaus, Palmas, Santarém e Porto Velho;
- Centro-Oeste: Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá e Caldas Novas.
Voa Brasil
Lançado em julho, o Voa Brasil tem demorado a decolar. O governo chegou a estimar em 3 milhões de passagens comercializadas em um ano, atendendo até 23 milhões de aposentados. Mas para isso acontecer, ou ao menos chegar perto, o Programa teria que alcançar um volume extraordinário de vendas nos próximos meses.
Com a ampliação para estudantes a partir do próximo ano haverá um incremento substancial, mas talvez ainda será preciso alargar ainda mais a faixa de beneficiados com as passagens subsidiadas para alcançar as marcas almejadas.
O aposentado do INSS interessado em adquirir até dois trechos em passagens aéreas por ano deve acessar o site gov.br/voabrasil
Saiba mais sobre o programa: