Lula participa neste domingo da Plenária dos Prefeitos da Urban (U20)
O evento receberá prefeitos e delegações de mais de 100 cidades para debates sobre soluções urbanas e o futuro das cidades, em meio aos desafios climáticos
Publicado 17/11/2024 09:00 | Editado 18/11/2024 13:42
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa neste domingo (17), no Armazém da Utopia, no Rio de Janeiro, de reuniões bilaterais e da Plenária dos Prefeitos do Urban 20 (U20). O evento receberá prefeitos e delegações de mais de 100 cidades para debates sobre soluções urbanas e o futuro das cidades, em meio aos desafios climáticos.
Os encontros do U20 abordarão os temas prioritários do G20, destacando a perspectiva dos governos locais.
Os três principais eixos de discussão são a inclusão social e combate à fome e pobreza, transição energética e enfrentamento das mudanças climáticas, e a reforma das instituições de governança global.
“O Brasil receberá delegações de todo o mundo para debater temas como o combate à fome, a transição energética e a construção de um mundo com mais cooperação e trabalho para enfrentar os desafios globais. Somos hoje um país bem diferente de alguns anos atrás, que volta a olhar para o seu futuro e para o futuro do planeta”, disse Lula.
Leia mais: G20: países, órgãos e bancos antecipam ações para acabar com fome e pobreza
Na segunda (18) e terça-feira (19), Lula presidirá a Cúpula de Líderes do G20. Atualmente, além de 19 países dos cinco continentes (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia), integram o fórum a União Europeia e a União Africana. O grupo agrega dois terços da população mundial, cerca de 85% do PIB global e 75% do comércio internacional.
Além dos membros plenos do grupo, são esperados representantes de 55 países ou organizações internacionais.
Na sequência da chegada dos líderes na segunda-feira, inicia-se a primeira das três sessões substantivas principais. As três reuniões correspondem, cada uma, às três prioridades que o presidente estabeleceu para a Cúpula: inclusão social e luta contra a fome e a pobreza, reforma da governança global e transição energética e desenvolvimento sustentável.
Encerramento
Na manhã de terça-feira (19), a partir das 10h, ocorre a terceira e última sessão substancial dos líderes, para tratar sobre desenvolvimento sustentável e transição energética.
Na sequência, haverá a sessão de encerramento da Cúpula e a transmissão da presidência do Brasil para a África do Sul, que preside o G20 a partir de 1º de dezembro. Ainda na terça-feira, Lula terá reuniões bilaterais e concederá uma entrevista coletiva à imprensa, no final da tarde.
Com informações da Ascom/Planalto