Kamala tem 48% contra 47% de Trump em pesquisa nos EUA
Trata-se de um empate técnico dentro da margem de erro, de 2,7 pontos percentuais. O jornal Washington Post considera essa pesquisa a mais precisa do ciclo eleitoral
Publicado 29/10/2024 17:03 | Editado 30/10/2024 08:48
A uma semana da eleição norte-americana, a pesquisa diária TIPP revela nesta terça-feira (29) que Kamala Harris atingiu 48% das intenções de voto contra 47% de Donald Trump. Trata-se de um empate técnico dentro da margem de erro, de 2,7 pontos percentuais.
A reportagem da Folha de S.Paulo, que divulgou a pesquisa, destaca que o jornal Washington Post considera esse levantamento o mais preciso do ciclo eleitoral de 2020.
“Os números do âmbito nacional, no entanto, podem não refletir o resultado final do pleito, já que o processo americano é baseado no sistema de Colégio Eleitoral”.
O levantamento da TIPP também aponta quais os segmentos mais conquistados pelos candidatos. O ex-presidente cresce nos eleitores com ensino médio, na população negra e na parcela de cidadãos com mais de 65 anos.
Leia mais: Comício de Donald Trump em Nova York tem piada racista sobre Porto Rico
A atual vice-presidente tem mais aceitação entre os eleitores que declaram ter algum nível de escolaridade e os que dizem não ser democratas ou republicanos. No caso, afirmam ser independentes ou “outros”.
Nos chamados sete estados-pêndulos, considerados decisivos, o cenário é diferente. Neles, Trump aparece na frente com 1,1 ponto de vantagem. Em 2020, Biden aparecia com 4 pontos à frente; em 2016, Hillary liderava com 5 pontos.
Diante desse quadro, a candidata democrata e o republicano concentram suas campanhas nesses estados.
São eles: Michigan, Wisconsin, Pensilvânia, Nevada, Arizona, Georgia e Carolina do Norte.
Outras pesquisas indicam vantagem de Kamala em quatro dos sete estados, mas com 3 pontos percentuais na frente, ou seja, dentro da margem de erro.
Outra estratégia de campanha nessa reta final é buscar os votos dos eleitores indecisos.