“Voto é o gesto maior da vida democrática”, afirma Cármen Lúcia

Em pronunciamento, presidente do TSE destaca importância do voto e convoca eleitores a irem às urnas neste domingo, 27

Ministra Cármem Lúcia | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, destacou a relevância do voto como um “gesto maior da vida democrática” e um “poderoso instrumento de transformação social”. Em um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão na noite deste sábado (26), véspera do segundo turno das eleições municipais, a ministra fez um apelo aos cidadãos para que comparassem às urnas.

“Quem não votou no primeiro turno não só pode, como deve ir às urnas neste domingo, se houver segundo turno em sua cidade”, lembrou Cármen Lúcia. Ela enfatizou que ao votar, o eleitor não faz apenas uma escolha pelo seu futuro, mas também pelo futuro das pessoas que amam. “Participe! Ajude a fazer a sua cidade melhor. Seu gesto faz o Brasil”, acrescentou a ministra.

Neste domingo (27), quase 34 milhões de candidatos votarão para eleitos prefeitos e vice-prefeitos em 15 capitais e outros 36 municípios do país. Cármen Lúcia garantiu que as urnas eletrônicas são seguras, auditáveis ​​e estão prontas para receber os votos.

Leia também: Segundo turno das eleições acontece em 15 capitais neste domingo, 27

A ministra reforçou a importância da participação cidadã: “Sua participação [eleitor] é fundamental para aqueles que sonharam com a democracia antes de nós e lutaram para que tivéssemos esse direito, e para os que virão depois de nós, persistindo no mesmo compromisso por um Brasil mais justo.” Cármen Lúcia agradeceu ainda aos mais de 130 milhões de eleitores que votaram no primeiro turno e escolheram cada eleitor das 51 cidades a exercer o direito de escolher o governo local.

Ela também expressou gratidão aos juízes eleitorais e aos quase 2 milhões de messários que desenvolveram para o primeiro turno e continuaram a se dedicar a este ato de civismo. “E às forças de segurança pública que ajudam a que todos possam votar em paz, meu muito obrigado”, concluiu o ministro.

Por fim, Cármen Lúcia parabenizou os servidores da Justiça Eleitoral pelo Dia do Servidor Público, reunidos na próxima segunda-feira (28), destacando-os como “modelos de responsabilidade e dedicação”.

__
com agências

Autor