Joseiton Borges, sindicalista da CTB e do PCdoB, morre em acidente aéreo
O mecânico de aeronaves voltava para a Bahia com o restante da tripulação após serviço em Santa Catarina. CTB e PCdoB lamentaram a morte de ‘Bicudo’
Publicado 24/10/2024 14:21 | Editado 25/10/2024 08:04

O dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil da Bahia (CTB-BA) Joseiton Borges faleceu em um acidente aéreo na última quarta-feira (23). Conhecido como Bicudo, o sindicalista era membro do Comitê Municipal do PCdoB de Lauro de Freitas (BA) e um dos fundadores do Sindicato dos Aeroviários e Aeroviárias da Bahia.
Bicudo, de 53 anos, era mecânico de aviação e estava junto a outros quatro colegas de trabalho, ninguém sobreviveu. Todos eram funcionários da empresa de táxi aéreo, Abaeté Aviações. Com ele compunham a equipe o comandante, copiloto, uma médica e um enfermeiro.
Em nota, a CTB lamentou a morte de Joseiton:
É com profundo pesar que comunicamos a perda de nosso irmão Joseiton Borges (Bicudo), que partiu tragicamente. Ele era dirigente do Sindaero e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil da Bahia (CTB-BA). Como mecânico de avião, Joseiton se destacou não apenas por sua habilidade, mas também pelo seu comprometimento e dedicação às nossas causas. Sua presença marcante nas lutas que travamos deixará uma saudade imensa.
Joseiton, você sempre estará presente em nossas memórias e batalhas.
Nossos sentimentos a todos que tiveram o privilégio de conhecer e conviver com ele.
O PCdoB Bahia também se manifestou:
O PCdoB da Bahia manifesta profundo pesar pelo falecimento de Joseilton Borges, conhecido pelos camaradas como Bicudo, sindicalista, membro do Comitê Municipal de Lauro de Freitas e um dos fundadores do Sindicato dos Aeroviários e Aeroviárias da Bahia. Bicudo estava a bordo de uma aeronave que caiu na tarde desta quarta-feira (23), em Paraibuna, no interior de São Paulo, e teve sua morte confirmada, junto a outros colegas de trabalho.
Bicudo foi um grande batalhador na luta diária em defesa da classe trabalhadora, sempre presente nas atividades em Lauro de Freitas com seu sorriso e palavras de apoio ao partido. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a construção partidária, sindical e social.
Aos seus familiares, amigos, companheiros de luta e ao nosso Comitê Municipal de Lauro de Freitas, expressamos nossa total solidariedade e apoio. A perda de Bicudo é irreparável, mas seu legado de luta e dedicação permanece vivo entre nós.
Descanse em paz, camarada Bicudo. Sua força e exemplo seguirão nos guiando.
Joseilton Borges, presente!
Acidente
De acordo com informações, o avião caiu no interior de São Paulo, no limite entre as cidades de Paraibuna e Santa Branca.
A aeronave retornava de um serviço em Florianópolis, em Santa Catarina, rumo a Salvador, na Bahia. Antes faria um pouso para abastecer em Belo Horizonte, Minas Gerais.
A investigação sobre as causas do acidente está em curso. O que se sabe é que chovia muito quando o avião, modelo Embraer-121 Xingu, desapareceu dos radares de monitoramento, por volta das 19 horas. As equipes dos bombeiros chegaram ao local do acidente, uma área de mata de difícil acesso, por volta das 23 horas. Pelo que foi apurado pelas equipes no local a aeronave colidiu contra um morro e pegou fogo.