Xi defende amizade entre China e Rússia em meio a pressão do Ocidente

Presidentes se reuniram nesta terça (22) antes da cúpula de chefes de Estado do Brics. Os dois países têm despontado como lideranças do sul global no enfrentamento ao imperialismo

Foto: Reprodução

Em reunião em meio a realização da cúpula dos Brics, em Kazan, na Rússia, o presidente da China, Xi Jinping, disse ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, que a situação internacional está dominada pelo caos, mas que a parceria estratégica de Pequim com Moscou é uma força de estabilidade em meio às mudanças mais significativas em um século.

“A situação internacional está passando por sérias mudanças e convulsões. No entanto, isso não pode abalar minha convicção de que a escolha estratégica dos dois países em favor do firme apoio mútuo, a profunda amizade centenária entre nossos países e o senso de dever da China e da Rússia como grandes potências, são invioláveis”, afirmou Xi Jinping.

Vladimir Putin, por sua vez, deu os parabéns pelos 75 anos da Revolução Comunista da China e destacou a relação bilateral entre os países. Afirmou que Pequim e Moscou se beneficiam da característica “não conformista” em relação à ordem a global.

“Podemos afirmar com total confiança que essas relações se tornaram um paradigma de como as relações interestatais devem ser construídas no mundo moderno. Nossa cooperação multifacetada é caracterizada pela igualdade, benefício mútuo e uma natureza absolutamente não conformista”, declarou o presidente russo.

Em maio, Xi e Putin prometeram uma “nova era” de parceria entre os dois rivais mais poderosos dos Estados Unidos, que eles classificaram como uma hegemonia agressiva da Guerra Fria, semeando o caos em todo o mundo.

A Rússia, travando uma guerra contra as forças ucranianas apoiadas pela aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e a China, sob pressão de um esforço unificado dos EUA para combater seu crescente poderio militar e econômico, têm cada vez mais encontrado uma causa geopolítica comum.

Autor