FMI melhora previsão de crescimento do Brasil para 3% este ano
FMI melhorou em 0,9% a previsão de desempenho para o Brasil neste ano em relação à revisão de julho. Fundo cita menor impacto do que o esperado das enchentes no RS no PIB
Publicado 23/10/2024 09:51 | Editado 23/10/2024 18:19
Tal como o mercado financeiro brasileiro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a sua projeção de crescimento da economia brasileira em 2024. De acordo com o FMI, o Brasil deverá crescer 3% neste ano, ante os 2,1% projetados pela organização anteriormente.
Apesar da melhoria nas expectativas para este ano, o fundo estima desaceleração para 2025, com o crescimento caindo de 2,4% para 2,2%. As baixas expectativas, no entanto, têm sido derrubadas desde o início do terceiro mandato do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As mudanças nas expectativas para os dois anos estão contidas no mais recente relatório “Panorama Econômico Mundial” (WEO, na sigla em inglês). A revisão do desempenho brasileiro para 2024 foi a maior entre as principais economias do mundo.
O FMI melhorou em 0,9 ponto percentual a previsão de desempenho para o Brasil neste ano em relação à revisão do WEO de julho.
O Fundo credita a melhora ao “aumento do consumo privado e dos investimentos na primeira metade do ano, impulsionados por um mercado de trabalho aquecido, programas de transferência de renda do governo e impacto menor do que o esperado das inundações” que atingiram o Rio Grande do Sul no final de abril, disse a entidade em relatório.
O FMI estima que a inflação no Brasil irá fechar o ano 4,3% em 2024 e em 3,3% em 2025. O Fundo avalia que o crescimento salarial impede uma aceleração no processo de desinflação do país.