Fernando Haddad lança nos EUA a Plataforma Brasil de Investimento Climático
O lançamento será durante reunião de ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20, que começa nesta terça-feira (22)
Publicado 21/10/2024 17:44 | Editado 23/10/2024 09:48

Com objetivo de ligar investidores privados internacionais a projetos de desenvolvimento sustentável no país, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai lançar na próxima quarta-feira (23), em Washington, no Estados Unidos, a Plataforma Brasil de Investimento Climático e para Transformação Ecológica.
O lançamento será durante reunião de ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20, que começa nesta terça-feira (22).
“Começamos a colocar instrumentos que podem ser úteis para financiamento de projetos estratégicos no Brasil”, afirma Ivan Tiago Machado Oliveira, subsecretário de Financiamento ao Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com a Agência Eixos, especializada em política energética, o lançamento da plataforma faz parte da estratégia do Brasil de liderar esforços globais na promoção de uma transição ecológica justa, durante a Cúpula de Líderes do G20, que vai acontecer em novembro no Rio de Janeiro.
Leia mais: G20 aprova declaração focada em inovação e desenvolvimento sustentável
“A presidência brasileira busca consolidar consensos entre os países-membros, visando a revisão da arquitetura financeira que permita que o capital de investimentos possa ser direcionado a países emergentes que possuem maior capacidade de desenvolvimento de projetos sustentáveis e de transição energética”, diz a Agência.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também terá compromissos na capital norte-americana. Ela cumpre agenda com bancos multilaterais de investimento, universidade, think tanks e empresários.
Tebet participa de almoço promovido pela think tank Atlantic Council. O evento promoverá um diálogo sobre as oportunidades e desafios para a economia brasileira, crescimento econômico regional e desenvolvimento sustentável, com uma plateia formada por empresários, CEOs e associados.
Ela também participa de almoço promovido pelo Banco Mundial sobre a iniciativa “Amazônia Viva”. O encontro discutirá projetos e investimentos na região, em parceria com outras instituições, com o BID.
A programação inclui painel promovido pelo Banco Mundial sobre Transição Alimentar Global e eventos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição em que a ministra é Governadora pelo Brasil.
O evento gira em torno de três temáticas: Políticas e Parcerias; Empregos e Agronegócio; Dimensões Planetárias (Clima e Meio Ambiente).