“Caravana da Virada” na última semana de campanha em SP

A iniciativa percorrerá todas as regiões de São Paulo, buscando reverter votos na última semana antes da eleição.

1/10/24 - Coletiva de Imprensa - Caravana da Virada Créditos: Leandro Paiva/@leandropaivac

Empatado tecnicamente nas pesquisas eleitorais com o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) anunciou nesta segunda-feira (21) a criação da “Caravana da Virada”. A iniciativa, que percorrerá todas as regiões de São Paulo, busca reverter votos na última semana antes da eleição. Durante a caravana, Boulos pretende dormir na casa de eleitores até a sexta-feira, reforçando seu compromisso com o diálogo próximo à população.

“Só vou voltar para casa no final da semana. Vou dormir e dialogar com as pessoas de cada área da cidade. Vou virar voto 24 horas por dia daqui até abrirem as urnas”, afirmou o candidato. O foco inicial da caravana será na Zona Norte, região que, no primeiro turno, deu maioria de votos para Nunes e Pablo Marçal (PRTB), terceiro colocado com 28%. Nesta segunda-feira, Boulos anunciou que dormirá no bairro de Brasilândia, um dos pontos críticos de sua campanha.

Além disso, Boulos lançou nesta manhã a “Carta ao Povo de São Paulo”, na qual reafirma o compromisso com os eleitores, especialmente aqueles que vivem nas periferias, como motoristas de aplicativos, motoboys e mulheres empreendedoras. No documento, ele reconhece que a esquerda nem sempre alcançou grupos que batalham diariamente para sobreviver.

“Muitas vezes nós da esquerda deixamos de falar com tanta gente que também batalha, sofre o dia a dia das periferias e que buscou encontrar sua própria forma de ganhar a vida. A periferia mudou”, diz um dos trechos da carta.

Boulos ainda apontou que o foco será vencer os receios de parte dos eleitores em apostar na mudança, após uma campanha marcada por ataques e desinformações. Ele prometeu criar o “Gabinete na Rua”, uma proposta que visa aproximar a prefeitura dos bairros, promovendo diálogos constantes com a população.

Ao longo desta última semana, o programa eleitoral de Boulos na TV e no rádio deverá trazer novas denúncias de corrupção contra Nunes, visando atrair eleitores indecisos. Boulos também comentou a possibilidade de contar com a presença do presidente Lula em um evento da campanha, caso sua saúde permita, após o presidente sofrer um pequeno acidente no final de semana.

Carta ao Povo de São Paulo

No documento divulgado nesta segunda-feira, Boulos destaca que seu compromisso é construir uma cidade mais justa e humana, onde as desigualdades sejam combatidas de forma concreta. Ele reforça que, apesar das críticas ao seu passado nos movimentos sociais, está preparado para governar a cidade com responsabilidade e diálogo.

“Eu me preparei para governar. Temos especialistas e gestores que passaram por diferentes governos, e nossa gestão será de diálogo. Sei que muitos de vocês compartilham do nosso sonho, mas têm dúvidas e receios. Peço aqui um voto de confiança”, escreveu o candidato.

Ao encerrar o documento, Boulos fez um apelo aos eleitores para que não desistam da mudança, ressaltando que São Paulo corre o risco de continuar nas mãos de uma gestão omissa e fraca, mas que há uma oportunidade de transformar a cidade em um exemplo de inovação, eficiência e inclusão social.

“Não desistam da mudança. Desistir dela é desistir do futuro. Podemos, com coragem e responsabilidade, afastar o risco de São Paulo e aproveitar a oportunidade de termos o maior orçamento da nossa história para enfrentar as desigualdades”, concluiu Boulos.

Autor