Governo Lula repatria mais de mil brasileiros que estavam no Líbano

Nesse quinto voo da operação Raízes do Cedro, a aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe 220 repatriados, entre os quais dez crianças de colo e dois pets

Passageiros do quinto voo do Líbano chegam a Guarulhos (Foto: Divulgação/FAB)

Com a chegada nesta segunda-feira (14), no Aeroporto de Guarulhos (SP), do quinto voo com famílias brasileiras resgatadas do Líbano, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contabiliza a repatriação de 1.105 pessoas e 14 animais de estimação.

Nesse quinto voo da operação Raízes do Cedro, a aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe 220 repatriados, entre os quais dez crianças de colo e dois pets.

No primeiro resgate, no último dia 6, o grupo com 229 passageiros e três pets foi recebido pelo presidente Lula.

“Espero que vocês encontrem no Brasil a felicidade que tiraram de vocês com esse bombardeio. E que a gente possa reconstruir a nossa vida em paz aqui no Brasil. Vocês sabem que o Brasil tem por volta de oito ou nove milhões de árabes e descendentes, a maioria libaneses”, disse o presidente na ocasião.

Leia mais: Voo de repatriação do Líbano é adiado por falta de segurança

Ele também destacou a contribuição dessa população com o país. “Somos agradecidos, porque vocês ajudaram a construir a cidade de São Paulo, o estado de São Paulo e o Brasil. Vocês têm muita responsabilidade por aquilo que somos”, lembrou.

Assim que deixaram a aeronave, os passageiros do quinto voo contaram com o acolhimento de profissionais a serviço do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Força Nacional do SUS, da Polícia Federal e da Receita Federal. Nas escalas técnicas em Lisboa, a operação teve suporte da Embaixada, via Consulado-Geral e Adidância de Defesa na capital portuguesa.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que a aeronave levou ao Líbano a quarta carga de donativos brasileiros, com 1.400 cestas básicas e 6.900 embalagens de medicamentos diversos arrecadados pela Associação Unidos pelo Líbano (UpL).

“O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, está em contato com brasileiros e seus familiares próximos para prestar-lhes assistência consular e verificar a necessidade de promover novo voo de repatriação, a depender das condições de segurança no terreno”, diz a pasta.

O ministério também reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação e a companhia libanesa Middle East Airlines tem ampliado seu número de voos.

Os números de plantão consular do Itamaraty seguem à disposição, em caso de necessidade, ambos com Whatsapp: +55 (61) 98260-0610 e +55 61 98313-0146.

Autor