Esquerda chega forte ao 2º turno em Fortaleza e Natal
Natália Bonavides e Evandro Leitão terminaram o 1º turno em segundo lugar, mas já emparelharam a disputa e podem vencer o pleito de 27 de outubro
Publicado 14/10/2024 18:00 | Editado 14/10/2024 18:11
Depois de João Campos (PSB) ser reeleito prefeito no primeiro turno com a maior votação na história do Recife (PE), a esquerda pode ter mais vitórias em capitais do Nordeste. Novas pesquisas de intenção de votos mostram que dois candidatos da Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT, PCdoB e PV) chegaram com força ao segundo turno
É o caso Natália Bonavides (PT) em Natal (RN) e Evandro Leitão (PT) em Fortaleza. Eles terminaram o primeiro turno em segundo lugar, bem atrás dos líderes de votos em suas respectivas cidades. Mas já emparelharam a disputa e, em viés de alta, têm condições reais de vencer o pleito de 27 de outubro.
No sábado (12), pesquisa do Instituto Seta, contratada pela Band, mostrou o avanço do campo progressista em Natal, onde há um empate técnico na primeira colocação: o bolsonarista Paulinho Freire (PL) tem 50,4% dos votos válidos, contra 49,6% de Natália.
No primeiro turno, vantagem aberta por Paulinho sobre Natália foi expressiva: 44,08% a 28,45%. Agora, a candidata do PT saltou 22,1 pontos percentuais, e o candidato do PL, apenas 6,4 pontos. O Seta entrevistou 800 eleitores em Natal entre 9 e 10 de outubro. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.
Em Fortaleza, a sensação de virada também é concreta. O candidato bolsonarista, André Fernandes (PL), saiu à frente no primeiro turno, com 40,20% dos votos válidos. Já Evandro Leitão, após uma bela arrancada na reta final, teve 34,33%.
Pesquisa Datafolha divulgada neste segundo turno mostram que o candidato do PT já cresce mais do que seu adversário nesta nova etapa da campanha. Conforme o levantamento de quinta-feira (10), Fernandes tem 47% de intenções de voto, enquanto Leitão aparece com 45%. Como a margem de margem de erro é de três pontos percentuais, Leitão e Fernandes estão empatado tecnicamente.
Um indicador de que os “ventos” da mudança favorecem as candidaturas progressistas nas duas cidades do Nordeste é que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não pretende visitá-las no segundo turno. Confirme agenda informada por seu partido, Bolsonaro deve visitar outras capitais, como Cuiabá (MT), Manaus (AM), João Pessoa (PB) e Belo Horizonte (MG). Excesso de confiança ou precaução?