Organização japonesa antiarmas atômicas Nihon Hidankyo vence Prêmio Nobel da Paz

Movimento popular de sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki recebeu o prêmio por seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares

O diretor da organização Nihon Hidankyo, vencedora do Nobel da Paz, após o anúncio, em 11 de outubro de 2025. — Foto: Reprodução

O Prêmio Nobel da Paz foi entregue nesta sexta (11) à organização japonesa Nihon Hidankyo, que reúne sobreviventes dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki em 1945.

O grupo recebeu o prêmio “por seus esforços em favor de um mundo sem armas nucleares e por ter demonstrado, através de testemunhos, que as armas nucleares nunca mais deveriam ser utilizadas”, afirmou o presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Jørgen Watne Frydnes.

A Nihon Hidankyo foi fundada em 1956, em resposta aos ataques americanos com bombas atômicas no no ocaso da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. A organização se divide entre ações de pressão pelo controle de arsenais nucleares e em representar os interesses e a memória do dos Hibakusha — os sobreviventes dos únicos ataques nucleares já realizados.

“Nunca sonhei que isso pudesse acontecer”, disse o copresidente da Nihon Hidankyo, Tomoyuki Mimaki, um sobrevivente dos bombardeios atômicos. “Por favor, [decidam] abolir as armas nucleares enquanto estamos vivos. Esse é o desejo de 114 mil hibakusha”.

Autor