Lula recebe brasileiros repatriados do Líbano
Presidente recebeu os 229 brasileiros na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. Eles foram resgatados do Líbano após os bombardeios promovidos por Israel
Publicado 06/10/2024 12:15 | Editado 06/10/2024 19:38

Em duas semanas de bombardeios de Israel no Líbano, mais de 2 mil pessoas já foram mortas, inclusive cidadãos brasileiros. Dessa maneira, o governo federal agiu rapidamente para realizar o primeiro voo de repatriação que chegou na manhã deste domingo (6), na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos.
O presidente Lula, após votar em São Bernardo do Campo (SP), foi recepcionar os brasileiros resgatados pela operação Raízes do Cedro, realizada pela Força Aérea Brasileira com apoio do Ministério de Relações Exteriores (MRE). Vieram no voo 229 brasileiros e três animais domésticos. Neste resgate foi dada prioridade a idosos, gestantes, crianças e doentes.
Leia mais: Israel leva guerra a Beirute e força o exército do Líbano a responder
Esta foi apenas a primeira etapa da operação que pretende trazer até 500 pessoas por semana. O MRE estima em mais de 3 mil brasileiros que desejam retornar ao país para fugir do horror da guerra imposto por Israel.
A aeronave KC-30 da FAB saiu de Beirute, capital do Líbano, no sábado (5), às 13h18 (horário de Brasília). Fez uma parada técnica em Portugal para abastecer e chegou ao Brasil neste domingo, exatamente às 10h25.
O Líbano tem uma comunidade com cerca de 20 mil brasileiros.