Avião para resgate de brasileiros chega ao Líbano
Previsão para os primeiros 220 repatriados chegarem ao Brasil é domingo (6). Operação Raízes do Cedro pretende trazer até 500 pessoas por semana
Publicado 05/10/2024 12:22 | Editado 05/10/2024 14:09

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) KC-30 pousou em Beirute, capital do Líbano, às 11h22 deste sábado (5). Este é o primeiro voo de resgate da Operação Raízes do Cedro que visa repatriar 220 brasileiros e familiares após os ataques de Israel ao país. O voo deve contar com mais pessoas uma vez que podem ser contabilizadas crianças de colo.
A aeronave partiu de Lisboa, Portugal, na manhã desse sábado, onde também deverá fazer uma parada antes de chegar ao Brasil no domingo (6), na Base Aérea de Guarulhos (SP), conforme previsão.
Leia mais: Lula age rápido e garante voo de resgate a brasileiros no Líbano
Israel leva guerra a Beirute e força o exército do Líbano a responder
A Operação pretende resgatar até 500 pessoas por semana, além de trazer animais de estimação. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 3 mil brasileiros pretendem deixar o Líbano. A estimativa é de que a comunidade brasileira do país gire em torno de 20 mil pessoas.
Antes previsto para chegar em Beirute na sexta (4), o voo precisou ser adiado por conta dos ataques e bombardeios incessantes de Israel. A avaliação das condições de segurança do espaço aéreo e próximas ao aeroporto fez com que o resgate fosse adiado.
*Com informações de agências de notícias