Quito entra em estado de emergência para queimadas

Capital do Equador, assim como todo o país, enfrenta grave situação com incêndios florestais em meio a maior seca em 61 anos. Itamaraty emite nota

Foto: Ministerio del Ambiente, Agua y Transición Ecológica de Ecuador

Os incêndios que assolam o Brasil também trazem preocupação em outros países da América do Sul. Em Quito, capital do Equador, as autoridades decretaram estado de emergência na última quinta-feira (26) devido às queimadas.

Os focos de incêndio começaram há semanas. A vegetação no entorno da cidade foi drasticamente consumida pelo fogo. Ao menos 140 hectares foram atingidos e cobriram a capital com uma espessa fumaça.

Informações dão conta que seis pessoas ficaram feridas, casas foram destruídas e centenas de famílias precisaram se retirar de alguns bairros, sendo o bairro Bolaños um dos principais dentre os atingidos.

A situação acontece em meio à pior seca em 61 anos.

Leia mais: Equador enfrenta apagões e crise energética devido à seca

Conforme disse o ministro da Agricultura, Danilo Palacios, para a AFP, mais de 40 mil hectares de vegetação foram afetadas em todo o país neste ano.

Parte dos esforços de combate aos incêndios também passa por buscar por possíveis autores de incêndios. Uma pessoa foi detida em Guápulo, pega em flagrante, ao atear fogo com combustível. Foi a 17ª prisão em uma semana.

Existe a possibilidade de que o presidente do Equador, Daniel Noboa, decrete estado de emergência em todo o país.

Em nota à imprensa, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, “manifesta sua solidariedade com o governo e o povo do Equador em razão dos incêndios florestais que afetam a capital, Quito”.

De acordo com o Itamaraty, não há relados de brasileiros afetados até o momento.

Confira a nota:

Incêndios florestais no Equador

O governo brasileiro manifesta sua solidariedade com o governo e o povo do Equador em razão dos incêndios florestais que afetam a capital, Quito, nos últimos dias, ameaçando áreas residenciais e infraestruturas críticas da cidade.

Segundo a Embaixada do Brasil em Quito, não há notícias, até o momento, de brasileiros afetados pelos incêndios. Consultas a respeito da situação de brasileiros no Equador poderão ser feitas junto ao setor consular da Embaixada, pelo telefone de plantão +593 995 201 449, ou pelo correio eletrônico consulado.quito@itamaraty.gov.br.

*Com informações Ansa e AFP