Mídia tenta desgastar Lula sobre crise ambiental no DF

Segundo nota da Secom, o site Poder 360 “atribuiu uma opinião que não foi emitida em momento algum pelo presidente da República acerca dos bombeiros do Distrito Federal”.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita à Base Prevfogo/Ibama de Corumbá e diálogo com brigadistas da Brigada Pantanal, em Corumbá. Corumbá - MS. Foto: Ricardo Stuckert / PR

No momento o governo federal reúne forças em diversas frentes para combater os incêndios florestais criminosos e a seca extrema que assola o país, como consequência das mudanças climáticas. Contudo, o site Poder 360 tenta desgastar Lula ao imputar ao presidente opinião que ele não proferiu sobre a atuação dos bombeiros. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo teve que entrar em ação e lançar uma nota desmentindo o site por atribuir “uma opinião que não foi emitida em momento algum pelo presidente da República acerca dos bombeiros do Distrito Federal.”

Ao contrário do que indica a reportagem sobre inércia da atuação do Corpo de Bombeiros no Parque Nacional de Brasília, a nota da Secom ressalta que “desde o início dos incêndios o presidente da República tem enaltecido a importância e bravura dos Bombeiros, dos brigadistas e da Defesa Civil nos estados e municípios no intenso, arriscado e difícil trabalho de combate ao fogo”.

Leia mais: Queimadas criminosas visam a desestabilizar governo Lula, diz especialista

Além disso, é destacado que o Lula visitou os brigadistas em Corumbá. A nota chama a atenção para a “desinformação” propagada pelo site que “infelizmente segue a prática por alguns veículos de imprensa de atribuir falas e opiniões ao presidente da República baseadas em fontes anônimas e sem checagem.”

Quem tentou se aproveitar da situação foi o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que esteve afastado do cargo por ocasião do 8 de Janeiro. Ele foi às redes para tentar “lacrar” com base na desinformação do Poder 360, mas a nota da Secom esclareceu os fatos.

A situação do site e a opção precipitada do governador chamam a atenção ainda mais em um momento que o governo federal dedica atenção total para o combate aos incêndios, fato evidenciado pela reunião estratégica com os presidentes dos Três Poderes, ministros de Estado e especialistas ambientais em que o governo anunciou R$ 514 milhões em crédito extraordinário para combate aos incêndios florestais.

Nas suas redes sociais, o presidente Lula disse, ao encerrar a polêmica: “Inventaram uma fala minha e agora estão criando falsas polêmicas. Para deixar claro: só tenho gratidão e admiração pelo trabalho dos brigadistas, da defesa civil e dos bombeiros de todo o Brasil no combate aos incêndios. Precisamos dar a eles mais condições de trabalho.

Confira abaixo a nota completa:

Infelizmente segue a prática por alguns veículos de imprensa de atribuir falas e opiniões ao presidente da República baseadas em fontes anônimas e sem checagem.

É uma prática que muitas vezes produz desinformação, como no caso de matéria publicada pelo Poder 360 na última terça-feira (17/9), que baseada em fonte anônimas – e sem qualquer checagem – atribuiu uma opinião que não foi emitida em momento algum pelo presidente da República acerca dos bombeiros do Distrito Federal.

Para não ter dúvida: desde o início dos incêndios o presidente da República tem enaltecido a importância e bravura dos Bombeiros, dos brigadistas e da Defesa Civil nos estados e municípios no intenso, arriscado e difícil trabalho de combate ao fogo.

Visitou os brigadistas em Corumbá e se reuniu com eles. E tem defendido publicamente a necessidade de melhores condições e reforçar o efetivo dos bombeiros no Brasil diante do enfrentamento de emergências climáticas.

Secretaria de Comunicação Social
Presidência da República