Governo Maduro anuncia parceria com o MST para produção agrícola

Movimento deve receber 10 mil hectares de terra para desenvolver produção agroecológica, incluindo culturas de milho, feijão e soja no Estado de Bolívar 

Foto: Reprodução

O governo da Venezuela anunciou, no começo desta semana, uma parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para produção agrícola no país sul-americano.

“O presidente Nicolás Maduro cumpre com o projeto sonhado pelo comandante Hugo Chávez e o MST”, escreveu o ex-ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, em uma publicação compartilhada na terça-feira em seu canal no Telegram. 

“Terras na Venezuela para que transfiram [o MST] seus conhecimentos em produção agroecológica ao nosso campesinato comunitário e para produzir para a vida, em escalas antes inimagináveis”, completou Arreaza.

Ainda de acordo com o ex-chanceler, a primeira etapa da parceria incluirá a entrega de 10 mil hectares de terra no Estado de Bolívar, o maior do país, à gestão do MST. Um vídeo de propaganda divulgado pelo diplomata informa que a região é de boa produtividade e cita que deverá receber o plantio de milho, feijão e soja. 

À Folha de S.Paulo, o movimento brasileiro confirmou que vai enviar uma equipe técnica ao país para “estudar” as características da região e “propor um projeto de desenvolvimento agroflorestal”.

No trecho final do vídeo divulgado por Arreaza, a articuladora do MST Simone Magalhães aparece fazendo um agradecimento pela cooperação com as autoridades locais. 

“Do nosso Movimento Sem Terra do Brasil, de toda nossa organização, agradecemos e estamos muito contentes e honrados de estar aqui e queremos agradecer por este convite. O que vimos aqui é uma experiência bonita, gente produzindo. Agradecemos ao ver tantas terras férteis e com uma capacidade produtiva incrível”, diz Simone no vídeo.

Autor