Cúpula dos Povos Frente ao G20 será lançado no Rio de Janeiro

Evento acontece neste sábado, 14, a partir das 15h, com concentração no metrô São Conrado e caminhada até a Via Ápia da Rocinha

Imagem: reprodução/folder

Neste sábado (14), movimentos populares e sociais, sindicatos e organizações da sociedade civil farão o lançamento oficial da Cúpula dos Povos Frente ao G20 no Rio de Janeiro. A partir das 15h, os participantes irão se concentrar na saída do Metrô São Conrado, de onde seguirão em caminhada até a Via Ápia, na Rocinha, marcando o início de um processo de mobilização que culminará nos dias 16 a 18 de novembro.

Organizada de forma autônoma, a Cúpula dos Povos é articulada por um coletivo de diversas entidades e ocorre paralelamente à Cúpula de Líderes do G20, prevista para os dias 18 e 19 de novembro na capital fluminese. Enquanto os líderes das maiores economias do mundo se reúnem para discutir temas globais, as organizações brasileiras planejam ocupar as ruas com uma série de debates críticos sobre o papel do G20 nas crises atuais.

A agenda proposta pelos movimentos que organizam a Cúpula dos Povos vai além da denúncia das contradições internacionais ao G20. Entre os temas centrais estão a responsabilidade do grupo na intensificação das desigualdades sociais e econômicas globais, bem como a urgência de compensar políticas ambientais, o combate ao racismo e o fortalecimento da solidariedade internacional, especialmente em apoio ao povo palestino e à situação na Faixa de Gaza .

O coletivo responsável pela organização vem trabalhando desde o início do ano, promovendo a divulgação em reuniões, seminários e plenárias que abrangem diversas regiões do país. Com encontros tanto presenciais quanto virtuais, a articulação envolveu uma ampla gama de movimentos, garantindo uma pluralidade de vozes na construção de uma alternativa ao modelo econômico e político promovido pelo G20.

A próxima etapa do processo organizativo será uma plenária nacional, agendada para os dias 13 e 14 de setembro, no Sinpro-RJ, no centro do Rio de Janeiro. Esses encontros são parte essencial da preparação para a grande mobilização popular programada para o último dia da cúpula, 18 de novembro, quando milhares de pessoas deverão ocupar as ruas do centro do Rio de Janeiro em um ato de resistência e proposição de novas alternativas sociais e economia.

Assim como em 2012, na Cúpula dos Povos da Rio+20, as organizações buscam transformar o evento em um espaço de debate e articulação de diante de soluções dos desafios globais, reafirmando a importância de uma agenda voltada para a justiça social e ambiental.

SERVIÇO

Lançamento da Cúpula dos Povos Frente ao G20
Data:
14 de setembro de 2024 (sábado)
Horário: 15h
Local: Via Ápia da Rocinha – Rio de Janeiro (RJ)
Para saber mais, acesse: https://linktr.ee/cupuladospovosfrenteaog20
__
com informações da Cúpula dos Povos Frente ao G20

Autor