Com medalhistas olímpicos, Lula diz que é preciso investir no esporte

Todos os atletas recebidos no Palácio do Planalto são beneficiados pelo Bolsa Atleta

26.08.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com atletas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, no Palácio do Planalto. Brasília - DF. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na tarde desta segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, um grupo de 35 atletas que participaram das Olimpíadas de Paris-2024. Acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, Lula celebrou as conquistas dos esportistas, posando para fotos com os beneficiários do programa Bolsa Atleta, iniciativa do governo federal que apoia financeiramente atletas de alto rendimento.

Entre os atletas presentes estavam medalhistas de destaque, como Augusto Akio, Beatriz Souza, Caio Bonfim, Macris, e Willian Lima. O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris com um total de 20 medalhas, sendo 3 de ouro, 7 de prata e 10 de bronze. Pela primeira vez na história, as mulheres do Time Brasil conquistaram mais medalhas do que os homens em uma edição dos Jogos, destacando o avanço do esporte feminino no país.

Beatriz Souza, que conquistou uma medalha de ouro e uma de bronze no judô, expressou sua gratidão ao programa Bolsa Atleta e ao apoio dos brasileiros. “Foi uma honra trazer essa medalha de ouro para o Brasil, é lindo ver a emoção e fico muito feliz de poder passar um pouco daquela felicidade e gratidão que eu senti para todos os brasileiros”, disse Bia. Ela destacou a importância do Bolsa Pódio, um dos benefícios do programa, que foi fundamental para sua trajetória no esporte.

Durante os Jogos de Paris, Lula destacou a relevância do Bolsa Atleta, que beneficiou 80% dos atletas que representaram o Brasil na competição. Pouco antes do início das Olimpíadas, o presidente anunciou um reajuste de 10,86% no benefício, o primeiro aumento em 14 anos.

Lula fez questão de exaltar o desempenho dos atletas e reafirmou seu compromisso em fortalecer o esporte brasileiro. “Confesso pra vocês que quando conquistamos as Olimpíadas de 2016, eu sonhava que o Brasil poderia se transformar numa potência olímpica. O tempo foi passando e eu descobri que não basta boa vontade, é preciso que tenha políticas de investimento para que a gente possa ser essa potência olímpica”, declarou o presidente, orgulhoso dos resultados obtidos em Paris.

Além de comemorar as conquistas, Lula refletiu sobre as lições aprendidas com a participação brasileira nos Jogos de Paris e se mostrou disposto a se reunir com atletas e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) para planejar a preparação para os Jogos de Los Angeles, em 2028. O presidente ressaltou a importância de investir na iniciação esportiva desde a infância, para que futuros atletas possam desenvolver seu potencial desde cedo.

A cerimônia no Palácio do Planalto ocorreu em um clima de descontração e celebração. Mesmo com o nervosismo de alguns atletas, o evento foi marcado por momentos de leveza, como quando Lula pediu que Augusto Akio, medalhista de bronze no skate park, e Raicca Ventura, da mesma modalidade, fizessem uma pequena demonstração de suas habilidades em pleno Palácio. Akio, conhecido como Japinha, surpreendeu ao fazer malabarismo em cima do skate, uma prática que, segundo ele, ajuda a aliviar a tensão durante as competições.

Além de Lula e Janja, a cerimônia contou com a presença dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), José Múcio (Defesa), André Fufuca (Esporte), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Anielle Franco (Igualdade Racial). Na semana anterior, alguns dos atletas medalhistas, como Bia Souza, Guilherme Schimidt e Natália Araújo, haviam sido homenageados por Lula durante a cerimônia do Dia do Soldado, realizada pelo Exército Brasileiro.

O encontro no Palácio do Planalto reforçou o compromisso do governo com o esporte e o reconhecimento dos esforços dos atletas que representaram o Brasil com excelência nas Olimpíadas de Paris-2024.

Autor