Silvio Almeida e Jandira participam de conferência de Direitos Humanos

A conferência “Memória, Democracia e Direitos Humanos”, na próxima segunda (12), abre o ciclo “Memória, Coração do Futuro”, realizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa

Foto: Casa de Rui Barbosa

Na próxima segunda-feira (12), acontece no Rio de Janeiro a conferência “Memória, Democracia e Direitos Humanos”, com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e a participação da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), integrante da frente internacional de parlamentares em defesa da democracia.

O ato abre o ciclo de eventos “Memória, Coração do Futuro”, realizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa, entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e tem o objetivo de preservar a memória de lutas pela democracia e promover o debate contra a violação dos direitos humanos. A abertura ocorre justamente no Dia Nacional dos Direitos Humanos, comemorado em 12 de agosto.

Em nota, Almeida afirma que: “Memória e verdade são pilares de qualquer política de direitos humanos. Essa dimensão vai além de recordar os fatos do passado, caracterizando-se como elemento fundamental para a construção de um futuro digno e cidadão”.

O Ciclo de atividades ocorre até novembro com diversas atividades. A programação completa poderá ser conferida no site da Fundação.

Segundo o presidente da Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, é fundamental “refletir sobre essa memória para que possamos construir um futuro com uma perspectiva de ampliação da democracia”.

Os eventos são gratuitos. Para acompanhar a conferência de abertura não é preciso inscrição, no entanto o auditório comporta 250 pessoas. Para assistir online basta acessar o canal de YouTube da Casa de Rui Barbosa.

Serviço

Conferência de Abertura da iniciativa Memória, Coração do Futuro

Tema: Memória, Democracia e Direitos Humanos

Data: 12 de agosto, às 17h

Local: Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa. Rua São Clemente, 134 – Botafogo – Rio de Janeiro.

*Informações Minc