Lula, Tony Blair e a volta dos trabalhistas ao poder no Reino Unido

Em reunião com o ex-premiê, Lula falou sobre a reunião de governos contra o extremismo, a ser organizada à margem da Assembleia Geral da ONU, em setembro

Lula concede entrevista para correspondentes estrangeiros (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Num encontrou que durou 45 minutos nesta segunda-feira (22), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair. Os dois trocaram ideias sobre a importância do retorno do Partido Trabalhista ao poder no Reino Unido.

De acordo com nota do Palácio, eles comentaram sobre a relevância dessa transição no momento atual, após 14 anos de governos conservadores.

Lula falou também sobre a reunião de governos democráticos contra o extremismo, a ser organizada à margem da Assembleia Geral da ONU, em setembro próximo. Comentaram sobre as transformações em curso na geopolítica mundial.

Leia mais: Vitória histórica dá maioria aos trabalhistas no Reino Unido

“Lula frisou seu otimismo com o crescimento econômico do Brasil, que tem superado expectativas, com a geração de mais de 2,5 milhões de empregos formais em 17 meses, o crescimento de 11,7% da renda, além do anúncio de investimentos expressivos em indústrias importantes, como a automobilística, que anunciou investimentos em torno de 120 bilhões de reais nos próximos anos”, diz a nota.

Ainda fez parte da conversa os trabalhos do G20 e as agendas desenvolvidas pelo Brasil, como a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a taxação de super-ricos; da presidência brasileira dos BRICS e da organização da COP30 em Belém, no ano que vem.

Com informações da Ascom/Planalto

Autor