Ministro diz que governo não está sendo derrotado na pauta econômica
“Nós estamos avançando no que é essencial para a recuperação econômica, para a recomposição das políticas sociais e a diminuição da desigualdade”, disse Alexandre Padilha
Publicado 03/06/2024 16:35 | Editado 04/06/2024 07:59
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta segunda-feira (3) que o governo não está sendo derrotado no que é essencial para a recuperação econômica, recomposição das políticas sociais e diminuição da desigualdade.
As declarações foram dadas após o ministro deixar a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os líderes do Senado e da Câmara para avaliar, entre outros pontos, as derrotas sofridas pelo governo na sessão do Congresso na semana passada.
“Nós temos consciência de qual é a realidade do Congresso Nacional, de quais são os debates e aquilo que é central para a recuperação econômica, para a redução da desigualdade no país, para a recomposição das políticas sociais. É a prioridade desse governo e nós estamos vencendo esse debate em parceria com o Congresso”, avaliou.
Leia mais: Congresso mantém veto de Bolsonaro que barra criminalização das Fake News
Para o ministro, “é muito difícil um time ser campeão invicto”. “O importante é não perder o mata-mata, a final”.
De acordo com ele, nos primeiros meses de 2024, o governo conseguiu aprovar 13 projetos prioritários, sendo nove deles já sancionados pelo presidente.
“Concluímos as duas sessões do Congresso votando o tema principal que é a consolidação do Orçamento do país”, disse.
O ministro também minimizou as derrotas. “Nada do que aconteceu na sessão do Congresso surpreendeu os articuladores políticos do governo. Eu sempre digo para vocês, é muito raro um time ser campeão de um torneio de pontos corridos sem ter algum tipo de derrota. O que você não pode é perder o mata-mata. Você não pode é perder a final. Teve um time, recentemente, que foi campeão invicto do campeonato alemão, chegou para disputar a final do campeonato europeu e perdeu. Nós não vamos perder o mata-mata”, apostou.
Pautas
Nesta semana, Padilha elencou como pautas prioritárias o programa Mover; a aprovação das Letras de Crédito do Desenvolvimento (LCD) do BNDES; e o programa Acredita, de apoio ao microcrédito.
“São esses três temas prioritários para avançar nas votações esta semana no Senado e na Câmara”, disse.
Ele também diz que o governo dará atenção especial a regulamentação da reforma tributária que está sendo debatida nos grupos de trabalho formados na Câmara.