Ministro da Agricultura entrega máquinas e instala gabinete itinerante no RS
Carlos Fávaro esteve em Santa Cruz do Sul, ocasião em que entregou 32 máquinas que serão utilizadas por 31 municípios para a recuperação de estradas vitais para os agricultores
Publicado 28/05/2024 18:44 | Editado 29/05/2024 13:27
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (28), para entregar máquinas e equipamentos para apoio às iniciativas de reconstrução do setor agropecuário no estado.
Foram entregues 32 máquinas, entre motoniveladoras, retroescavadeiras e escavadeira hidráulica, para 31 municípios gaúchos atuarem na recuperação das estradas e outras atividades, de acordo com Fávaro, em suas redes sociais.
As máquinas devem atender produtoras e produtores rurais, agroindústrias e cooperativas.
Na ocasião, o ministro anunciou que o governo federal irá criar um Fundo Garantidor para atender com crédito os produtores afetados pelas enchentes.
A agenda de Fávaro marcou também a instalação do gabinete itinerante do Ministério da Agricultura (Mapa) no Rio Grande do Sul, como forma de avaliar os prejuízos e apoiar a recuperação do estado no que compete à pasta.
Leia mais: Em reunião com Lula, empresários doam 2 milhões de quilos de carne para o RS
Os agricultores afetados já tiveram crédito destinado pelo governo federal pelo Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] e Pronamp [Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural] com juros zero. O setor cobra do Executivo federal mais prazo para pagamento de dívidas.
De acordo com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o agronegócio gaúcho pode ter perdido até R$ 3 bilhões, com base em uma estimativa que leva em consideração a área de produção inundada.
Na noite de segunda (27), o ministro e o presidente Lula articularam a doação de 2 milhões de quilos de carne para o RS junto a empresários do setor de frigoríficos.