Boulos lidera corrida em São Paulo com 37,2%, diz pesquisa AtlasIntel

O pré-candidato à Prefeitura da Capital paulista, Guilherme Boulos se distancia do atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), que tem 20,5%

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL, Guilherme Boulos, desponta com 37,2% das intenções de voto, de acordo com o mais recente levantamento do instituto AtlasIntel, divulgado nesta terça-feira (28). A pesquisa, realizada em parceria com a CNN, revela um cenário favorável a Boulos, que se distancia significativamente do atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), que possui 20,5% das preferências eleitorais.

Em terceiro lugar, aparece o empresário Pablo Marçal (PRTB), com 10,4% das intenções de voto. A pré-candidatura de Marçal foi anunciada pelo PRTB no último sábado (25).

A deputada federal Tabata Amaral, do PSB, acumula 9,9% das intenções, seguida pelo jornalista José Luiz Datena, recém-filiado ao PSDB, com 7,9%. Datena apresenta o mesmo percentual que o deputado federal Kim Kataguiri, pré-candidato pelo União Brasil.

A economista Marina Helena, representando o partido Novo, tem 3,5% das intenções de voto. O metroviário Altino Prazeres Jr., pré-candidato pelo PSTU, registra 0,5%.

Os eleitores indecisos somam 0,9%, enquanto 1,4% declararam que votarão em branco ou nulo.

Cenário Alternativo

O estudo também considerou um cenário sem a presença de Datena e Marçal. Nesse contexto, Boulos mantém os 37,2% das intenções de voto, enquanto Nunes sobe para 32,6%.

Em abril, quando o mesmo cenário foi testado, Boulos tinha 35,6% das intenções e Nunes, 33,7%, configurando um empate técnico na época. No levantamento mais recente, essa paridade não se mantém.

A deputada Tabata Amaral, que anteriormente tinha 14,7% das intenções de voto, agora aparece com 11,1%. Kim Kataguiri registrou uma leve variação, indo de 9,4% em abril para 9,3% em maio. A economista Marina Helena cresceu ligeiramente, passando de 3,5% para 3,7%.

Altino Prazeres Jr., que não pontuava anteriormente, surge com 1,2% das intenções de voto.

Os indecisos nesse cenário são 2,7%, e aqueles que pretendem votar em branco ou nulo somam 2,3%, contra 0,9% e 2,2%, respectivamente, no levantamento anterior.

Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR)

A pesquisa da AtlasIntel/CNN foi registrada na Justiça Eleitoral sob o código SP-05357/2024. O levantamento incluiu entrevistas com 1.670 moradores de São Paulo, conduzidas por meio de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), entre os dias 22 e 27 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Os entrevistados pela AtlasIntel são recrutados durante a navegação rotineira na internet, sendo geolocalizados por diversos dispositivos, como smartphones, tablets, laptops e PCs. Diferente das pesquisas presenciais, o método RDR evita o impacto psicológico da interação humana, permitindo que os entrevistados respondam anonimamente, sem pressões externas que possam influenciar suas respostas.

Esse método garante maior privacidade e precisão nas respostas, já que os participantes não se sentem intimidados ou julgados durante a coleta de dados.

Autor