Conselho da Petrobras aprova nome de Magda Chambriard para presidência
Chambriard toma posse após indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A engenheira já comandou a ANP durante o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff
Publicado 24/05/2024 10:17 | Editado 24/05/2024 10:38
O Conselho de Administração da Petrobras se reuniu nesta sexta (24) para aprovar a indicação de Magda Chambriard à presidência da estatal. Além de ser eleita presidente da estatal, Magda Chambriard também passou a integrar o conselho da Petrobras nesta sexta.
“Magda Chambriard tomou posse em ambos os cargos nesta data e passou a integrar o Conselho imediatamente, não sendo necessária a convocação de Assembleia de Acionistas para esse fim”, afirmou a Petrobras em nota.
A indicação de Magda, em substituição a Jean Paul Prates, já havia sido aprovada pelo Comitê de Pessoas do Conselho de Administração da Petrobras nesta quarta (22).
Em nota, a companhia informou que o comitê entendeu que a engenheira, que é que é funcionária de carreira da companhia, cumpre os requisitos para assumir os cargos de conselheira de administração e de presidente.
“O CELEG considerou que a indicação da senhora Magda Chambriard preenche os requisitos necessários previstos nas regras de governança da companhia e legislação aplicável e está apta para ser apreciada pelo Conselho de Administração (CA), sendo, portanto, elegível para ambos os cargos”, diz o comunicado divulgado pela estatal.
No Conselho de Administração, a Política de Indicação de Membros da Alta Administração e do Conselho Fiscal prevê que os indicados para cargos como conselheiro(a) e presidente precisam ter inglês fluente, pós-graduação, experiência em liderança por 36 meses e conhecimento técnico na área de atuação. Indicada por Lula tem ampla experiência no setor.
Formada em Engenharia Civil pela UFRJ e com mestrado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ, Magda Chambriard iniciou sua carreira na Petrobras em 1980, como estagiária. Chegou à ANP em 2002 e permaneceu na agência reguladora até o fim de 2016.